Menu
Entretenimento

Mafalda Minnozzi se apresenta no Clube do Choro nesta segunda

Arquivo Geral

17/06/2018 16h35

Bianca Tatamiya/Divulgação

Beatriz Castilho
[email protected]

Italiana de sangue e brasileira de coração, Mafalda Minnozzi se apaixonou pelo Brasil há mais de 20 anos, quando veio em turnê ao País pela primeira vez. Com carreira dividida entre os dois países, a cantora personifica esse intercâmbio nesta segunda (18), no Clube do Choro, com participação no projeto Segundas Musicais, promovido pela Embaixada da Itália.

Como parte da turnê de divulgação do disco, o show conta com repertório do disco Cool Romantics. Com 10 faixas, o álbum é considerado pela cantora como seu trabalho mais bonito. “É um resumo de todas as minhas andanças pela Europa, Estados Unidos, América Latina e muito pelo Brasil. É um ponto de chegada para ser, num futuro próximo, um novo ponto de partida”, explica Minnozzi em entrevista ao JBr.

Composições como Estate (Bruno Martino), Arrivederci (Umberto Bindi), Hymne a L’ Amour (Edith Piaf), My Funny Valentine (Richard Rodgers) e Insensatez (Antônio Carlos Jobim) também vão poder ser conferidas na apresentação.

Parceria de longa data

Seu mais recente lançamento faz parte de um projeto maior, chamado eMPathia, um exemplo físico da colaboração de mais de duas décadas entre a italiana e o guitarrista americano Paul Ricci. “Eu toco as cordas da guitarra dele, e ele toca as minhas cordas vocais. Ele escuta cada respiro, cada nuance da minha voz e, no imediato momento, responde com reações musicais idôneas e pertinentes”, destaca a cantora.

Os dois se conheceram em 1996, por meio do músico brasileiro Raul Mascarenhas, e desde então trabalham juntos. “Paul (Ricci) me passou tudo sobre o grande conhecimento que tem com o mundo de jazz por ter crescido, tocado e vivido em grandes casas de jazz, além de tocar com grandes ídolos do gênero em Nova York e em Manhattan”, declara Mafalda.

Carreira

Veterana nos palcos, a italiana conta com mais de 35 anos de carreira. Nascida em 21 de setembro de 1967, na região norte da Itália, considera-se cantora desde sempre. Nos anos 1980, se formou em engenharia eletrônica por pressão dos pais, “severos, tradicionalistas e conservadores”, de acordo com ela.

Intensa nas apresentações, a italiana relaciona isso à suas vivências. “É um resgate humano de mulher batalhadora tentando conquistar o próprio espaço, sempre com grande estudo, garra e determinação”.

Com referências em bossa nova, MPB, jazz, swing e até samba, Mafalda tem dificuldade para definir seu estilo, afirmando que canta com os sentimentos. “Um rótulo específico não tenho porque tudo faz parte do meu dia-a-dia, dos meus estudos e mergulhos, então é fora de gênero”.

Entre suas inspirações brasileiras, o cotidiano do País está muito presente nas referências da italiana. “É uma terra que transborda humanidade, eu sou uma artista de estrada, assimilo o que vejo e levo para o palco”, diz.

Era 1996, logo após suas apresentações no Rio de Janeiro, a italiana lançou seu primeiro disco no País. A partir da data, a cantora se apaixonou pelo Brasil. “O que me encantou, e continua encantando, é a grande humanidade que eu encontro, e a beleza de nunca se sentir sozinho. Sempre tem alguém disposto a te ajudar e compartilhar o pouco que tem com os outros”, elogia.

Em linha reta, são mais de 9 mil km que separam os dois países. Depois da Itália, Brasil é o país com mais italianos do mundo, somando mais de 31 milhões de descendentes – de acordo com dados do Rapporto Italiani nel Mondo, realizado pela Fondazione Migrantes. “São dois países irmãos, e o brasileiro sabe que o italiano, desde que chegou aqui, foi para trabalhar, não para explorar o Brasil; foi para participar do crescimento de um grande povo”, explica Mafalda.

Intercâmbio

Segundas Musicais é uma iniciativa da Embaixada da Itália na capital federal. Desde 28 de maio, e até 15 de outubro, a instituição promove uma relação artística entre Brasil e o país europeu, com importantes nomes da música italiana. Mafalda é a segunda atração desse intercâmbio, seguida de Stefano Bollani, em 20 de agosto; Luca Velotti, 10 de setembro; e Ambrogio Sparagna, que fecha a programação, no dia 15 de outubro.

Serviço:

Data: 18 de junho
Horário: 21h
Local: Clube do Choro (Setor de Divulgação Cultural)
Ingresso: R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira)
Informações: 3224-0599
Não recomendado para menores de 18 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado