fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Literatura

1ª edição da FeLiB Itinerante leva o mundo mágico da literatura a escolas públicas

Projeto irá distribuir gratuitamente 225 livros para bibliotecas das escolas, além de promover atividades de contações de histórias e encontro com autores.

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Com o objetivo de estimular a leitura e a produção literária, a 36ª Feira do Livro de Brasília vai levar a primeira edição do projeto itinerante a 15 escolas públicas do Distrito Federal. A iniciativa é dividida em duas partes, a primeira será realizada entre 9 e 13 de dezembro, e beneficiará estudantes das primeiras séries do ensino fundamental, em Sobradinho e Fercal.

A 1ª edição da FeLiB Itinerante pretende despertar o gosto pela leitura a partir do método lúdico de contação de histórias. Na primeira etapa da FeLiB Itinerante, esse processo pedagógico será realizado pela contadora de história Nyedja Gennari. Especializada em literatura e graduada em ciências da educação, ela lecionou por 23 anos no ensino fundamental e, há 7 anos, decidiu se dedicar à atividade de contar histórias.

Já o contato com a produção literária fica a cargo do encontro com o escritor, jornalista, músico e mediador de leitura do projeto “Roedores de Livros”, Tino Freitas. Com 20 obras publicadas, ele já foi selecionado para o Catálogo de Bologna, Itália (2011, 2013, 2014, 2015 e 2017); foi vencedor de 4 Selos Altamente Recomendável para Criança da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (2011, 2012, 2013 e 2014); e integrou por cinco anos a seleção “Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano”, da Revista Crescer (2010, 2011, 2014, 2016 e 2017).

2ª etapa – A segunda parte do projeto ocorre em fevereiro de 2020 e contemplará outras dez escolas, em Planaltina e Sobradinho II. Nessa etapa, Rose Costa e William Reis serão responsáveis pela contação de histórias. Já os autores Alessandra Roscoe e Romont Willy apresentarão o mundo da produção literária aos estudantes. Ao fim, cada unidade visitada receberá 15 livros, totalizando 225 obras entregues gratuitamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com os organizadores, de um modo geral, o cidadão brasileiro lê pouco e tem grande dificuldade para compreender o que lê. A baixa compreensão leitora e o precário domínio da escrita se convertem em fragilidade estrutural. E isso traz uma condição de exclusão, que agudiza as desigualdades e limita o acesso a saberes indispensáveis à promoção da cidadania.

Realização – O projeto é realizado pelo Instituto Latinoamerica, com apoio da Câmara do Livro do Distrito Federal, e conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Serviço:

1ª FeliB Itinerante
Quando: 1ª etapa – 09 a 13 de dezembro | 2ª etapa: 10 a 21 de fevereiro 2020
Onde: 1ª etapa: Sobradinho e Fercal | 2ª etapa: 10 a 21 de fevereiro – Sobradinho II e Planaltina
Quanto: projeto gratuito, destinado a estudantes de escolas públicas


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade