Menu
Entretenimento

Exposição traz a Brasília 14 esculturas do francês Rodin

Arquivo Geral

16/08/2016 7h00

Atualizada 15/08/2016 23h18

A Toalete de Vênus. Foto: Daniel Pinho/Divulgação

Larissa Galli
[email protected]

Algumas das obras do artista pioneiro da escultura moderna Auguste Rodin (1840-1917) chegam amanhã a Brasília pela primeira vez. Quatorze esculturas do mestre francês e 36 fotografias sobre a vida e a obra do artista vão poder ser conferidas na Galeria Marcantonio Vilaça, do Tribunal de Contas da União, na mostra Rodin – O Despertar Modernista, que reúne parte da originalidade e ousadia do escultor.

Entre as esculturas estão 5 obras originais de até 2,20m de altura, pertencentes à Pinacoteca do Estado de São Paulo e 9 cópias autorizadas feitas em resina de tamanho reduzido, que integram o acervo da empresa francesa Vallourec. Uma das peças expostas é a famosa O Beijo – Torso Masculino, na qual é permitida o toque.

Saiba mais

O francês Auguste Rodin é considerado o primeiro escultor da era moderna, encarregado de resgatar a importância da escultura como linguagem artística, trazendo em suas obras um misto de tradição e a inovação.

Seus trabalhos de pequeno porte, caracterizados pelas torções e pelos movimentos com influências realistas, ressaltam a sensualidade do artista.

Dez das 14 esculturas que virão a Brasília pertencem ao acervo da empresa mineira Vallourec, as outras quatro são do acervo da Pinacoteca de São Paulo. Também da pinacoteca vem parte das 36 fotografias que integram a mostra. As demais virão especialmente do Museu Rodin, em Paris.

Por meio das fotografias será possível conhecer o cotidiano de Rodin em seu ateliê e o método de trabalho desenvolvido pelo artista. Ele desenhava as peças, esculpia em formato menor, fazia os moldes em gesso e seus assistentes eram os responsáveis por ampliá-las em outros materiais, geralmente em mármore. Nas fotos é possível observar também como o artista já interagia com a técnica da fotografia, utilizando-a como modelo para aperfeiçoar as esculturas.

“Avô da capital”

A curadoria da exposição é do carioca criado em Brasília Marcus de Lontra Costa. Encantado pela arquitetura da capital e por todo o processo filosófico, artístico e cultural que envolve a construção da cidade, Marcus conta que a escolha de Brasília para receber as esculturas do francês foi estratégica. “Rodin é o precursor da escultura moderna e Brasília é a apoteose do movimento modernista; a arquitetura de Brasília é escultórica, com traços surrealistas, modernistas e do barroco. Rodin pode ser considerado o avô dessa cidade, por todas as influências”, opina.

E completa: ”Por causa de toda essa ligação que a criação artística de Rodin tem com Brasília, essa exposição também trata de proporcionar uma discussão sobre as raízes da cidade, de identificar o DNA de Brasília”.

Serviço:

Auguste Rodin – O Despertar Modernista

A visitação pode ser feita a partir de amanhã, e até o dia 5 de novembro. De terça a sábado, das 9h às 19h, na Galeria Marcantonio Vilaça do Tribunal de Contas da União (Setor de Administração Federal Sul). As escolas podem agendar visitas educativas por meio do telefone 3316-5221. A entrada é franca e a classificação é livre.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado