Menu
Eventos

2ª edição do “Brasília encontra Portugal” vai até sábado (14)

Iniciativa na Embaixada tem entrada gratuita e é aberta ao público

Redação Jornal de Brasília

13/09/2019 15h43

A Embaixada de Portugal promove pela segunda vez o programa Brasília encontra Portugal. A partir das 19h, de quinta-feira (12), a representação do país no Brasil abrirá as portas e oferecerá uma série de atrações gratuitas e oficinas para brasilienses e turistas até sábado (14).

O programa visa contribuir para promover encontros entre públicos e criadores de diferentes áreas das culturas portuguesa e brasiliense, com especial enfoque na arquitetura, a área de excelência em Brasília, cidade com o título de Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, e em Portugal, cuja posição de vanguarda e criatividade neste domínio é também inegável. Brasília encontra Portugal é uma iniciativa da Embaixada de Portugal e do Camões (Centro Cultural Português em Brasília), realizada com apoio do Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Turismo e de Relações Internacionais, e da Fundação Calouste Gulbenkian, e em parceria com a mostra Cinema Urbana e o Limonada Project.

A programação, realizada em parceria com o GDF, proporcionará ao público o acesso a música, cinema, oficinas e conversas em torno da arquitetura, cinema e arte em Brasília e em Portugal. A abertura deste programa pluridisciplinar acontecerá no dia 12 de setembro, 19h, com a participação do Embaixador de Portugal, da secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, e do secretário de Relação Internacionais, embaixador Pedro Luiz Rodrigues. Na mesma noite, haverá uma conversa com Danilo Barbosa, criador das famosas placas de sinalização de Brasília e com Freitascruz, artista português que falará da instalação “Cidade Reinventada”. Nessa ocasião, estará também patente, na galeria, a exposição fotográfica Entender o Lugar, da fotógrafa e arquiteta Joana França, que, no dia 13, orienta uma oficina de fotografia de arquitetura em torno do edifício da Embaixada de Portugal (inscrições encerradas).

No âmbito da arquitetura, serão ainda realizadas, em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília, duas visitas guiadas ao edifício da Embaixada, nos dias 13 e 14 de setembro (inscrições encerradas). A relação da arquitetura com o cinema estará presente através de uma seleção de filmes organizada pelo “Cinema Urbana” – Mostra de Filmes de Arquitetura de Brasília”, iniciativa que aborda a cidade e a arquitetura por meio do cinema na cidade conhecida mundialmente pelo seu plano urbanístico e a sua arquitetura.

No âmbito de Brasília encontra Portugal, serão exibidos cinco filmes produzidos em Portugal e no Brasil, sobre cidade e arquitetura: no dia 13 de setembro, serão apresentados “No caminho das pedras” (Marco Antônio Pereira, 82’, BR/PT, 2019), “Civitas” (André Sarmento, 12’, PT, 2018) e “O corpo e a cidade modernista” (Pedro Rodolpho Ramos Camargo, 39’, BR, 2017): e no dia 14, serão exibidos “Primeiro de Novembro” (Yuri Pirondi, 7’, PT, 2017) e “Tudo é Paisagem” (Duarte Natário, 57’ PT, 2018) . Os diretores portugueses Marco Antônio Pereira e André Sarmento estarão em Brasília para uma conversa com o público no dia 13 de setembro, às 18h30. Nela participam também a arquiteta Liz Sandoval, idealizadora e curadora da mostra, e o arquiteto Frederico de Holanda, professor emérito da UnB, representando o diretor de “O corpo e a cidade modernista”.

Pensando no público mais jovem, a Cinema Urbana propõe a exibição de filmes infanto- juvenis, no sábado, dia 14, às 11h00, e ao início da tarde, às 14h30, uma oficina de “stop motion” (inscrições encerradas). Ainda para as crianças, a professora e artista Nyedja Gennari preparou uma série de contos e fábulas para contar ao público, nos jardins da Embaixada. Também no sábado, 14 de setembro, às 17h, marcará presença a música, numa parceria com o Clube do Choro.

Encerrando o programa de Brasília ENCONTRA Portugal, o Reco do Bandolim & Grupo Choro Livre apresenta concerto de celebração da música popular. A Embaixada de Portugal reservou o espaço exterior e jardim para diferentes opções de food trucks e, numa colaboração com artesãos do DF, proporcionará espaços de lazer que são um convite a estar na Embaixada de Portugal, visitar e participar nas diferentes atividades, encontrar amigos e criar novas perspectivas de encontros com Portugal.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

12/09 ABERTURA

19h: “Sinalética de Brasília”, conversa com Danilo Barbosa seguida de visitação à obra “Cidade Reinventada”, do artista português Freitascruz.

13/09

13h: Visita guiada da Embaixada de Portugal com Luciano Margotto (inscrições encerradas)

14h-16h: Oficina de fotografia com Joana França (inscrições encerradas)

17h: Abertura da mostra CinemaUrbana Filme: “No Caminho das Pedras” (82′);

18h30-19h30: Conversa com os diretores portugueses Marco Antônio Pereira (“No Caminho das Pedras”) e André Sarmento (“Civitas”), Liz Sandoval (diretora artística e curadora da mostra CinemaUrbana) e Frederico de Holanda (professor emérito da UnB, doutor em arquitetura. Participa no filme “O Corpo e a Cidade modernista”);

19h30: CinemaUrbana Filmes: “Civitas” (12′); “O corpo e a cidade modernista” (39′)

14/09

11h: CinemaUrbana (programação infanto-juvenil) Filmes: “Água Mole” (9’15”); “O Malabarista” (10’55”); “O ateliê do meu avô” (3′)

11h: Visita guiada da Embaixada de Portugal com Elane Peixoto, FAU/UnB (inscrições encerradas)

12h30: CinemaUrbana Filmes: “Primeiro de Novembro” (6’36”); “Tudo é Paisagem” (56′)

14h30-16h: Oficina de stop-motion com Raquel Piantino;

14h30-17h: Contação de histórias com Nyedja Gennari

17h: ENCERRAMENTO – Reco do Bandolim & Grupo Choro Livre (Clube do Choro de Brasília).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado