Menu
Entretenimento

#DiadasCrianças: Tudo para os pequenos

Brasilienses mirins têm à disposição um farto cardápio de programas culturais

Lindauro Gomes

09/10/2019 11h37

Dia das crianças foto : Davi Mello

Larissa Galli
[email protected]

A programação destinada aos pequenos brasilienses para comemorar o dia das crianças, celebrado no próximo sábado (12), conta com teatro, festival de circo, espetáculo de dança contemporânea, oficinas de jogos, brincadeiras e práticas corporais e até um concerto temático.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro realizará uma apresentação extraordinária pelo projeto Concertos Didáticos amanhã, às 9h30, no Cine Brasília (106/107 Sul). O concerto temático, que tem entrada gratuita, é de iniciativa do programa Cultura Educa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), em parceria com a Secretaria de Educação.

Desta vez, a apresentação dedicada aos pequenos também contará com o apoio do Instituto Reciclando Sons (IRS), que promove inclusão socioeducativa para crianças, jovens e adultos nas comunidades da Região Administrativa da Estrutural.

Regido pelo maestro Cláudio Cohen, o repertório do concerto contará com clássicos das trilhas de filmes infantis — como Frozen, Uma Aventura Congelante —, com a participação especial do coral misto, com os alunos de música do Instituto Reciclando Sons.

De acordo com o maestro Cohen, a parceria com o coral tornará a apresentação ainda mais especial.

“Este concerto também tem um caráter social e o envolvimento do instituto Reciclando Sons, da Estrutural, veio atender a essa demanda com a participação do seu coro infanto-juvenil, tornando o momento ainda mais especial”, explica.

Na área das artes cênicas, a Companhia de teatro Néia e Nando está com uma programação especial com três espetáculos para homenagear os pequenos e os escritores infantis. O grupo apresenta a peça Cinderela no Teatro da Escola Parque (307/308 Sul), aos sábados e domingos, até o dia 27 de outubro, sempre às 17h.

Para o teatro do Brasília Shopping (W3 Norte), a trupe reservou duas adaptações de Maria Clara Machado que acontecem sempre nos finais de semana, às 16h: A Bruxinha Que Era Boa, até o dia 13; e Pluft, O Fantasminha, que começa no dia 19 e vai até o dia 27 de outubro. Os ingressos para as peças custam R$ 20 (meia) e a classificação dos espetáculos é livre. Informações: 3242-5278 e 98199-2120.

Festival

Outra opção de entretenimento para os pequenos no dia das crianças é o Festival Mestres e Mestras de Circo, que invade a capital pela segunda vez entre esta sexta-feira e a próxima quarta (16). O evento conta com artistas, malabaristas, acrobatas, pernas de pau, palhaços e palhaças de vários lugares do Brasil — como Distrito Federal, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro — e do mundo: Peru, Colômbia e Argentina.

O festival é gratuito e as apresentações vão acontecer na Rodoviária do Plano Piloto, Parque da Cidade, Torre de TV, ne área externa da Funarte, entre sexta e domingo; e em sessões para escolas públicas de Ceilândia, Varjão e Planaltina, nos dias 15 e 16.

Na Caixa Cultural (Setor Bancário Sul), o projeto Pintando o 7 é uma opção para a família inteira na Semana da Criança. Até sábado, o local recebe espetáculos de dança voltados para bebês e crianças. Hoje, a Muovere Cia. de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo Tóin. Nos dias 11 e 12, a atração é Girassóis da Cia Druw, de São Paulo. As apresentações acontecem sempre às 16h, mas, especialmente no sábado, o projeto terá uma apresentação extra, às 11h.

Os ingressos para os espetáculos custam R$ 8 (meia) e a classificação é livre. Durante o mesmo período, o público terá a oportunidade de participar de workshops e atividade formativa gratuita com inscrição prévia pelo e-mail [email protected].

Dança

Hoje, a atividade Tóin Educadança, voltada para educadores, promove oficina com objetivo de instrumentalizar os participantes envolvendo jogos, brincadeiras e práticas corporais com foco na linguagem da dança, às 10h. Já a Cia Druw realiza a atividade Lúdico na dança – corpo, cores e formas voltada para crianças de quatro anos, acompanhadas dos pais, amanhã, às 10h e às 16h. Mais informações: 3206-9448 e 3206-9449.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado