Da Redação
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Sentimentos mais íntimos esmiuçados na telona. O título da mostra visa justamente demonstrar a introspecção e o olhar apurado do cineasta para captar a expressão de sentimentos mais íntimos, motes de grande parte dos filmes realizados. O Cinema Interior de Philippe Garrel é a mais completa retrospectiva do cineasta francês já realizada no Brasil. E exibe, até 30 novembro, na capital federal, 28 filmes realizados pelo francês e por outros cineastas contemporâneos.
Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, um passeio pelos 53 anos de carreira do artista, partindo do primeiro ao seu último trabalho, o longa Amante por Um Dia (L’Amant d’un jour) de 2017, além de serem apresentados filmes de Andy Warhol e Jean Eustache, com os quais Garrel dialogou em seu cinema.
Retrospectiva que exibe ‘cinema de câmara’
do cineasta premiado inclui primeiras obras de Philippe Garrel,
mais raras e experimentais.
Obra ainda pouco conhecida no Brasil
Philippe Garrel, de 70 anos, foi premiado múltiplas vezes no Festival de Veneza e selecionado para apresentar suas criações em grandes festivais do mundo, como o Festival de Cannes. Apesar do seu vasto trajeto profissional e do seu reconhecimento internacional, sua obra ainda é pouco mostrada e discutida no Brasil. A retrospectiva foca seu olhar na sua obra, no ambiente cinematográfico brasileiro.
A programação inclui sessões apresentadas e uma mesa-redonda com especialistas na obra de Garrel. Um catálogo editado pelos curadores – Maria Chiaretti e Mateus Araújo – com a tradução de textos e uma filmografia completa será distribuído ao público da mostra por meio do cartão fidelidade do CCBB Brasília. Após assistir a 5 sessões, o cliente pode trocar por um catálogo disponível na bilheteria.
Uma busca incessante pela beleza
Garrel teve a sua estreia no cinema aos 16 anos, com o curta Os Jovens Desajustados, filme que marca o prenúncio do seu estilo de fazer cinema. O cineasta continua a filmar em 35mm, formato que é privilegiado na mostra, além de também ser alimentada por obras de outros cineastas, com os quais Garrel dialogou.
Filho da Nouvelle Vague, o francês é considerando o integrante vivo mais importante dentre aqueles que surgiram na sua geração. Ao captar e reproduzir discursos e gestos dos jovens que foram protagonistas de mudanças sociais na França em 1968, seu primeiro longa, Marie pela Memória (Marie pour mémoire, 1967) é tido como uma das obras precursoras do movimento revolucionário por que passou a sociedade do seu país à época.
A atenção ao jogo do ator, a fotografia em preto e branco e um senso obstinado da beleza são marcas de um cineasta que manteve ao longo de cinco décadas de trabalho uma fidelidade intransigente aos seus princípios estéticos. Garrel se manteve fiel à película durante toda a sua carreira e este formato será privilegiado na extensa retrospectiva que trará cerca de 15 cópias em 35mm.
Programação
30/10 – terça
18h O ciúme | La Jalousie, 2013, França, p&b, 77’, digital
20h À sombra de duas mulheres | L’Ombre des femmes, 2015, França/Suíça, p&b, 73’, digital
31/10 – quarta
18h A fronteira da alvorada | La Frontière de l’aube, 2008, França/Itália, p&b, 103’, digital
20h10 Amante por um dia | L’Amant d’un jour, 2017, França, p&b, 76’, digital
01/11 – quinta
18h O nascimento do amor | La Naissance de l’amour, 1993, França/Suíça, p&b, 94’, digital
20h O vento da noite | Le Vent de la nuit, 1999, França/Itália/Suíça, cor, 92’, digital
02/11 – sexta
16h Marie pela memória | Marie pour mémoire, 1967, França, p&b, 85’, digital
18h Os jovens desajustados | Les Enfants désaccordés, 1964, França, p&b, 15’, 35mm
+ Direito a visita | Droit de visite, 1965, França, p&b, 15’, 35mm
+ O revelador | Le Révélateur, 1968, França, p&b, mudo, 67’, 35mm
20h10 A cicatriz interior | La Cicatrice intérieure, 1972, França, cor, 57’, 35mm
03/11 – sábado
15h Inocência selvagem | Sauvage innocence, 2001, França, p&b, 117’, digital
17h30 A fronteira da alvorada | La Frontière de l’aube, 2008, França/Itália, p&b, 103’,
digital
19h40 O berço de cristal | Le Berceau de cristal, 1975, França, cor, 80’, 35mm
04/11 – domingo
16h O Papai Noel tem os olhos azuis | Le Père Noël a les yeux bleus, Jean Eustache, 1966,
França, p&b, 47’, digital
17h30 A mãe e a puta | La maman et la putain, Jean Eustache, 1973, França, p&b, 204’,
digital
06/11 – terça
16h O vento da noite | Le Vent de la nuit, 1999, França/Itália/Suíça, cor, 92’, digital
18h Inocência selvagem | Sauvage innocence, 2001, França, p&b, 117’, digital
20h20 O nascimento do amor | La Naissance de l’amour, 1993, França/Suíça, p&b, 94’,
digital
07/11 – quarta
16h Amante por um dia | L’Amant d’un jour, 2017, França, p&b, 76’, digital – * Sessão
inclusiva
18h À sombra de duas mulheres | L’Ombre des femmes, 2015, França/Suíça, p&b, 73’, digital
20h O ciúme | La Jalousie, 2013, França, p&b, 77’, digital
08/11 – quinta
16h30 O Papai Noel tem os olhos azuis | Le Père Noël a les yeux bleus, Jean Eustache, 1966,
França, p&b, 47’, digital
18h A mãe e a puta | La maman et la putain, Jean Eustache, 1973, França, p&b, 204’, digital
09/11 – sexta
14h Screen Tests | Andy Warhol, 1964-66, EUA, p&b, mudo, 4’ (cada), 120’,16mm
16h30 Liberdade, a noite | Liberté, la nuit, 1983, França, p&b, 80’, 35mm
18h30 Beijos de emergência | Les Baisers de secours, 1989, França, p&b, 83’, 35mm
20h30 O berço de cristal | Le Berceau de cristal, 1975, França, cor, 80’, 35mm
10/11 – sábado
14h Screen Tests | Andy Warhol, 1964-66, EUA, p&b, mudo, 4’ (cada), 120’, 16mm
16h20 Marie pela memória | Marie pour mémoire, 1967, França, p&b, 85’, digital
18h Os jovens desajustados | Les Enfants désaccordés, 1964, França, p&b, 15’, 35mm
+ Direito a visita | Droit de visite, 1965, França, p&b, 15’, 35mm
+ O revelador | Le Révélateur, 1968, França, p&b, mudo, 67’, 35mm
20h O leito da virgem | Le Lit de la vierge, 1969, França, p&b, 114’, 35mm
11/11 – domingo
14h Screen Tests | Andy Warhol, 1964-66, EUA, p&b, mudo, 4’ (cada), 120’, 16mm
16h30 Imitação de cristo | Imitation of Christ, Andy Warhol, 1967, EUA, cor, 105’, 16mm
19h20 Um verão escaldante | Un Eté brûlant, 2011, França/Itália, cor, 95’, 35mm
13/11 – terça
16h Home Movie sobre O leito da virgem de Philippe Garrel | Home Movie autour du Lit de
la vierge de Philippe Garrel | Frédéric Pardo, 1968, França, cor, mudo, 40’, digital
17h20 Rua Fontaine | Rue Fontaine, 1984, França, cor, 17’, digital
+ Altas solidões | Les Hautes solitudes, 1974, França, p&b, mudo, 80’, 35mm
19h30 Ela passou algumas horas sob a luz do sol | Elle a passé tant d’heures sous les
sunlights…, 1984, França, p&b, 130’, 35mm
14/11 – quarta
14h30 A criança secreta | L’Enfant secret, 1979, França, p&b, 95’, 35mm
16h30 Um verão escaldante | Un Eté brûlant, 2011, França/Itália, cor, 95’, 35mm
18h30 Actua 1 | 1968, França, p&b, 7’, 35 mm
+ Os amantes constantes | Les Amants réguliers, 2005, França, p&b, 178’, 35mm
15/11 – quinta
15h30 Ela passou algumas horas sob a luz do sol | Elle a passé tant d’heures sous les
sunlights…, 1984, França, p&b, 130’, 35mm
18h30 Liberdade, a noite | Liberté, la nuit, 1983, França, p&b, 80’, 35mm
20h DEBATE após a sessão com a presença dos curadores Maria Chiaretti, Mateus Araújo e
do crítico e professor da Unb – Pablo Gonçalo
* Com tradução em libras
16/11 – sexta
15h Home Movie sobre O leito da virgem de Philippe Garrel | Home Movie autour du Lit de
la vierge de Philippe Garrel | Frédéric Pardo, 1968, França, cor, mudo, 40’, digital
16h30 O leito da virgem | Le Lit de la vierge, 1969, França, p&b, 114’, 35mm
18h30 A cicatriz interior | La Cicatrice intérieure, 1972, França, cor, 57’, 35mm
20h Já não ouço a guitarra | J’entends plus la guitare, 1991, França, cor, 98’, 35mm
17/11 – sábado
14h30 Rua Fontaine | Rue Fontaine, 1984, França, cor, 17’, digital
+ Altas solidões | Les Hautes solitudes, 1974, França, p&b, mudo, 80’, 35mm
16h40 A criança secreta | L’Enfant secret, 1979, França, p&b, 95’, 35mm
18h40 Liberdade, a noite | Liberté, la nuit, 1983, França, p&b, 80’, 35mm
20h 30 Beijos de emergência | Les Baisers de secours, 1989, França, p&b, 83’, 35mm
18/11 – domingo
15h30 Actua 1 | 1968, França, p&b, 7’, 35 mm
+ Os amantes constantes | Les Amants réguliers, 2005, França, p&b, 178’, 35mm
19h10 Já não ouço a guitarra | J’entends plus la guitare, 1991, França, cor, 98’, 35mm
* A classificação indicativa é 14 anos para todos os filmes da mostra, salvo A Mãe e a Puta e
Um Verão Escaldante cuja classificação é 16 anos.
Serviço
Até 18 de novembro. No Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul). Mais informações em bb.com.br/cultura. Ingresso: R$ 5 (meia-entrada para todos os públicos).