fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Entretenimento

Caetano Veloso completa 78 anos e é sucesso da MPB

Desde o fim da bossa nova, ele se reinventa sem cessar, com 78 anos, Caetano continua fazendo história na nossa história

Milena Carvalho

Publicado

em

PUBLICIDADE

Inspirador do MPB, Caetano Veloso celebra dia 7 de agosto mais um aniversário. Desde o fim da bossa nova, ele se reinventa sem cessar, com 78 anos, Caetano continua fazendo história na nossa história.

O baiano de Santo Amaro da Purificação, filho de Dona Canô, irmão de Maria Bethânia e mais outros quatro, já completa meio século de carreira musical, do samba-canção ao rock, do tango ao reggae, da experimentação mais radical ao sucesso brega.

Caetano fez parte do Movimento Tropicalista no Brasil – movimento que participavam Caetano, Gil, Gal, Tom Zé e Torquato Neto, que unia ritmos regionais e guitarras elétricas que transformou a MPB. O astro tem canções de destaque como “Sozinho”, “Leãozinho”, “Você é Linda” e “Sampa”. É um dos músicos mais influentes do Brasil.

Prisão

Em 1969, Caetano Veloso é preso pela ditadura militar, acusado de ter desrespeitado o Hino Nacional e a Bandeira. Caetano e o conterrâneo Gilberto Gil esgotaram a paciência da ditadura militar. Depois de ter várias de suas músicas censuradas e proibidas, os dois foram detidos, tiveram a cabeça raspada. Em 1969, Caetano parte para o exílio, em Londres. Nesse período, grava: “Caetano Veloso” (1969) e “London, London” (1971). Em 1971, volta ao Brasil e no ano seguinte faz show em Salvador, ao lado de Chico Buarque. Em 1973 lançou “Araçá Azul” e produziu shows para Bethânia, Gal, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O músico continou seu sucesso na década de 80 e nas últimas décadas. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, entre eles, o Grammy Award – Melhor Álbum de World Music, com “Livro”, em 2000, Grammy Latino: Melhor Álbum de Cantor: 2007, 2009 e 2013, Grammy Latino – Personalidade do Ano 2012, Grammy Latino – Melhor Canção Brasileira de 2014, com “A Bossa Nova é Foda”, Prêmio da Música Brasil – Cantor 2016, entre outros.

 

 




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade