Menu
Brasília

Voluntariado: GDF e governo federal integram ações

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Governo Federal assinaram acordos de cooperação que versam sobre o programa Ação Voluntária, do governo federal

Aline Rocha

28/08/2019 12h18

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

Na manhã desta quarta-feira (28) o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a primeira-dama, Mayara Noronha, participaram da cerimônia em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado no Palácio do Planalto. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e sua esposa, Michelle Bolsonaro, também participaram da cerimônia. 

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Governo Federal assinaram acordos de cooperação que versam sobre o programa Ação Voluntária, do governo federal. Bolsonaro assinou o decreto que prevê a licença para capacitação de servidores públicos federais para a realização de cursos conjugados com atividades voluntárias. O programa, Pátria Voluntária é vinculado ao Ministério da Cidadania e é presidido por Michelle Bolsonaro. 

“O programa Pátria Voluntária tem potencial muito grande de dar um pouco de carinho a essas pessoas que estão tão sofridas nesse momento de dificuldade que passa nosso país”, disse Ibaneis Rocha durante o evento.

Ibaneis abriu as portas do DF para ações conjuntas com o governo federal. “Quero fazer de Brasília um laboratório para as belas iniciativas. Temos aqui todas as experiências. Saímos do Pôr do Sol e Sol Nascente, na extrema pobreza, e chegamos aqui no Plano Piloto e Lago Sul com as maiores rendas do país. Aqui podemos implantar qualquer experiência exitosa, seja de voluntariado, seja de assistência social”, afirmou.

Nesta quarta-feira (28) o GDF promovo o I Fórum do Voluntariado em Ação, no Memorial JK, entre 13h e 17h. Organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), a iniciativa busca discutir e propor ações e dispositivos destinados ao fomento e valorização do serviço voluntário não remunerado na capital. Além disso, o Fórum também busca fortalecer a cultura de voluntariado no Distrito Federal.

União

Projetos de voluntariado têm sido uma pauta convergente entre a primeira-dama do DF e Michelle Bolsonaro. Na terça (20), elas se reuniram e conversaram sobre como integrar o GDF e a União nas ações sobre o tema.

Ainda no DF, há de se destacar o Portal do Voluntariado, ferramenta que permite os usuário se conhecerem, trocarem experiências e projetos de governo e entidades que se encaixem no perfil de disponibilidade de horário dos interessados. Com mais de 22 mil cadastrados, o programa conta com 400 projetos e ações e 67 campanhas e doações.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado