Menu
Brasília

Urgente: mais um caso de suspeita de Coronavírus no DF

Até o momento este é o único caso avaliado pela equipe médica do HFA como suspeito de COVID-19 e não tem qualquer relação com a Operação Regresso

Redação Jornal de Brasília

27/02/2020 15h17

Foto: Jorge Cardoso/Ministério da Defesa

Vítor Mendonça, Willian Matos e Catarina Lima
[email protected]

Deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), na manhã desta quinta-feira (27), outro paciente com provável contaminação do Coronavírus. Um homem de 36 anos, recém-chegado de Milão, na Itália, chegou ao hospital com os sintomas característicos da doença e foi isolado e colocado sob observação. A informação da nova suspeita foi confirmada ao Jornal de Brasília pelo Ministério da Defesa.

Em nota, o órgão também informou que “no momento, o paciente encontra-se com sinais vitais estáveis e sem desconforto respiratório”. Ainda de acordo com a organização militar, exames laboratoriais estão sendo feitos para confirmar ou descartar as dúvidas quanto à provável contaminação. “O Ministério da Defesa informa, também, que até o momento este é o único caso avaliado pela equipe médica do HFA como suspeito de COVID-19 e não tem qualquer relação com a Operação Regresso”, ressaltou.

Segundo o que apurou a reportagem do JBr, no entanto, também é possível que o paciente esteja com o vírus H1N1.

Outros casos

Além deste possível novo caso, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal acompanha de perto cinco pacientes que foram internados com suspeita de coronavírus. Ainda não há nenhum caso confirmado.

Os cinco casos são:

  • O filho do piloto que foi buscar brasileiros que ficaram em quarentena após chegarem da China. Ele procurou o Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul;
  • Um homem que visitou a Austrália recentemente. Ele também foi ao Santa Lúcia, na terça-feira (25), e está internado;
  • Uma jovem que visitou a Itália com a mãe recentemente. Ela estava internada no Hospital Home, na Asa Sul, e teve alta nesta quinta-feira (27);
  • Dois homens internados no sétimo andar do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

O DF está em alerta após o primeiro caso da doença no Brasil ser confirmado em São Paulo nesta semana. O homem de 61 anos esteve na Itália.

A Secretaria de Saúde afirma que está preparando três hospitais para receber pacientes com suspeita ou com diagnóstico de contaminação confirmado. As unidades são o Hospital de Base, o Hospital Materno (Hmib) e O Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O Hmib deve receber crianças e adolescentes até 14 anos e grávida; o Hospital de Base deve acolher pessoas com sintomas mais graves.

Prevenção
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado