Menu
Brasília

Universidade de Brasília inaugura Museu de Gemas e Joias

Arquivo Geral

15/04/2013 20h20

A Direção do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília promoverá dia 17 de abril, no Museu de Geociências (MGeo-UnB), o evento comemorativo da doação das coleções do Museu de Gemas e Joias, que se encontrava na Torre de TV, à Universidade. O evento contará com a participação Reitor, Prof. Dr. Ivan Marques de Toledo Camargo, Unidades parcerias, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico,  LabJoias, comunidade universitária,  parceiros externos e o Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez, atual Decano de Administração e à época Diretor do CDT, que muito contribuiu para tornar esta doação viável.

 

O acervo atual do MGeo-UnB é composto de mais de 5.500 amostras entre rochas; gemas, em bruto ou lapidadas; minerais e fósseis do Brasil e do exterior, que evidenciam a diversidade do planeta quanto à sua constituição, permitem a interpretação dos fenômenos geológicos que ocorrem em nosso planeta e possibilitam uma compreensão da evolução da vida. Embora Brasília conte com cerca de 40 museus cadastrados no IBRAM, a maioria tem um perfil histórico ou artístico e poucos são aqueles de perfil científico e ainda com exposições especialmente voltadas para o público escolar.

 

Outro diferencial do MGeo-UnB é o seu vínculo com uma unidade de ensino universitária. Portanto, além de buscar despertar consciência ambiental e novas vocações, trabalha para estreitar seu vínculo com o público acadêmico pensando não só em formas de apoio às disciplinas de graduação e ao seu estudo, mas à pesquisa e desenvolvimento nessa área do conhecimento. O Instituto de Geociências conta com uma ampla variedade de laboratórios de pesquisas, voltados para áreas como Mineralogia, Cristalografia e Paleontologia, para as quais o acervo em questão é muito importante.

 

Em 2009, as equipes do Museu de Geociências (MGeo-UnB), do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e do LabJoias-IdA foram contatadas pela Diretoria do SEBRAE-DF para avaliar a possibilidade de incorporação do Museu de Gemas e Joias à Universidade de Brasília. Após ampla discussão interna e com o SEBRAE-DF, uma proposta final foi elaborada e aprovada em ambas as instituições. Em 2012, a formalização da doação e incorporação da coleção à Universidade de Brasília foi concretizada. O acervo, sob guarda do Museu de Geociências está hoje pronto para ser apresentado à comunidade.

 

CDT/UnB – O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília também faz parte desta parceria e assumirá um papel condizente com suas competências e sua missão institucional, promovendo a interação entre micro empresas, empreendedores do setor de Gemas e Jóias, o Laboratório de Gemas e Jóias e o Museu de Geociências, por meio de projetos cooperativos e ações de extensão, com o objetivo de fortalecer o segmento joalheiro local com produtos de alto valor agregado. A interação permanente com a sociedade, incluindo a captação de novos parceiros, será também um compromisso do CDT/UnB, no âmbito deste projeto.

 

Essas ações serão desenvolvidas no âmbito de programas como o Disque Tecnologia, SBRT e Escola de Empreendedores.

 

Para o coordenador do Disque Tecnologia, Marcelo Nascimento, a participação do CDT/UnB nessa parceria é importante devido à ligação que a instituição tem com os empreendedores. “Existe um grande potencial a ser explorado no setor de Gemas e Joias no Distrito Federal. Nesse sentido, o novo acervo enriquecerá as ações de extensão junto ao meio empresarial, aproximando cada vez mais o CDT dos  empreendedores”, destaca.

 

Serviço:

Comemoração pelo acervo do Museu de Geociências da Universidade de Brasília

Data: 17 de Abril de 2013.

Hora: 14h30min

Local: Museu de Geociências – ICC – UNB

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado