Menu
Brasília

Um dos principais esgrimistas do Brasil tem vaga confirmada no Pan

Arquivo Geral

19/04/2007 0h00


< !-- hotwords -- >
A Confederação Brasileira de Esgrima informou que pretende esperar a terceira etapa do Circuito Nacional para definir quais armas terão seletiva para os Jogos Pan-americanos. Contudo, João Souza deixou claro nesta quinta-feira que recebeu a confirmação da entidade sobre sua classificação no Pan.

Afinal, o atleta do florete prioriza a carreira internacional com a disputa de etapas da Copa do Mundo. Uma delas será realizada justamente na data em que está prevista a disputa da seletiva da esgrima, durante o mês de maio.

”Conversei com o presidente da Confederação Brasileira (Arthur Telles Cramer Ribeiro) que falou que eu não precisava me preocupar. Estaria classificado independente da seletiva”, afirmou João Souza.

A equipe brasileira do Pan será formada por 16 esgrimistas. Só que apenas Renzo Agresta, atleta radicado na Itália, tinha a certeza de contar com uma das três vagas no sabre masculino.

Além de melhorar o nível para a disputa do Pan, João Souza tem que participar das etapas da Copa do Mundo por causa das Olimpíadas de Pequim. Em março do ano que vem, os dois melhores das Américas no ranking mundial terão a classificação automática para a China.

”No momento, estou em 20º no ranking e sou o segundo melhor das Américas. Estou atrás de um canadense (Joshua McGuire), que está em 18º. Tenho que continuar competindo no exterior para me manter entre os melhores”, lembrou João Souza.

Só que as dificuldades financeiras também fazem parte da vida do brasileiro. Apesar de ser beneficiado com o Bolsa-Atleta, João Souza já teve que tirar do próprio bolso cerca de R$ 3 mil, já que a ajuda diminuiu em 2007. Ainda por cima, neste ano, trancou a faculdade de direito e abandonou o estágio que fazia na área.

”Já fizemos junto às autoridades uma solicitação para tentar um apoio maior na questão financeira, mas não obtive nenhuma certeza”, afirmou João Souza, que está bastante focado em sua carreira esportiva neste ano. “Estou treinando muito, em horário integral”, avisou.
< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado