Menu
Brasília

Startup do DF doa acessório para equipamento de segurança de profissionais de Saúde

Invenção pode ser produzida em impressoras 3D. Já está em uso e tem sido elogiada por profissionais de Saúde de vários países. Empresa está situada a poucos metros do Ministério da Saúde

Redação Jornal de Brasília

06/04/2020 11h17

A startup Tríon Centro de Planejamento 3D, fundada em 2018 em Brasília (DF), desenvolveu o projeto de um acessório que aumenta significativamente o conforto dos profissionais de saúde que usam óculos e máscaras protetivas no tratamento de doentes, como os acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19). O ClipShield é uma peça pequena encaixada ao óculos de proteção (foto em destaque) e garante conforto ao usuário evitando os incômodos gerados pelo uso prolongado – como dor de cabeça, queixa frequente dos profissionais.

O projeto técnico do clip está sendo doado pela Tríon para qualquer pessoa. O ClipShield pode ser produzido em impressoras 3D que usam resina como matéria-prima, o que facilita sua disseminação. Basta fazer o download – o arquivo está disponível no formato STL. As matérias-primas para produzir o ClipShield devem ser as resinas convencionais ou as biocompatíveis (aceitam a autoclavagem).

Além de hospitais e profissionais de saúde de Brasília, estabelecimentos e profissionais de outras localidades do Brasil e de vários países (Argentina, Romênia, Portugal, Espanha, EUA, México, República Dominicana etc.) já baixaram o arquivo, imprimiram o acessório e já estão usando-o no dia a dia no combate ao vírus.

Até mesmo o profissional de saúde que não atua na luta direta contra o Covid-19, mas pode ficar exposto à transmissão, compreendeu a importância do ClipShield, como o Dr. Vitor Ramagem, cirurgião-dentista do Distrito Federal

A iniciativa da Tríon em prol dos profissionais do saúde, em especial, dos que estão na linha de frente contra o Covid-19, segundo ele, “é gratificante. (…) Entre várias alternativas de auxílio, a impressão 3D de máscaras faciais de proteção surge como uma alternativa inovadora devido à facilidade de compartilhamento dos arquivos pelas redes sociais e à descentralização da produção, levando ajuda efetiva para diversos locais. Além disso, o processo de produção do Clipshield promove uma união entre os profissionais de saúde para sua própria proteção, evitando o contágio desses que estão na linha de frente do combate ao Covid-19. Com essas pequenas ações, poderemos mitigar os efeitos dessa pandemia na sociedade”, afirma.

Os profissionais de saúde ocupam as mais altas posições em gráficos de vulnerabilidade ao contágio do coronavírus. Ajudar esses colegas significa aumentar o efetivo de tratamento, e, com o cenário de sobrecarga dos sistemas de saúde pelo mundo, a proteção dos que estão nessa posição é imprescindível para minimizar os efeitos catastróficos da pandemia.

A Trion é uma startup de tecnologia aplicada à área de saúde, com especialização na área de odontologia digital.

“Estamos criando uma comunidade de profissionais proprietários de impressoras 3D no intuito de colaborar com a troca de ideias e de experiências, melhores práticas e utilização das impressoras 3D para disseminar ainda mais o ClipShield gratuitamente, de modo a apoiar os profissionais de saúde que realizam um trabalho importantíssimo para todas as pessoas”, diz Henrique Tostes, Engenheiro de Produção pós-graduado em Bioengenharia, especialista em CAD/CAM aplicado à área de saúde e sócio da Tríon. Até a primeira semana de abril, cerca de 200 downloads foram realizados. “Cada um que baixou o arquivo pode replicar para outros contatos criando uma rede de solidariedade e mantê-la em constante crescimento”, diz.

Além de doar o projeto pela internet, os sócios da Tríon iniciaram uma campanha na web para receber doações em dinheiro (‘vaquinha virtual’) e, assim, comprar resinas e outros materiais (como folhas PETG/acetato) para fabricarem algumas unidades em sua sede, situada há poucos metros do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios. Os clips ali produzidos serão doados para estabelecimentos e profissionais de saúde do Distrito Federal. Para participar da campanha de doação, acesse o link da Vakinha.

A invenção foi desenvolvida em apenas quatro dias, em meio à propagação da pandemia, no final de março, por Henrique Tostes. Segundo ele, a ideia do clip surgiu porque sua esposa, dentista de um hospital de Brasília, foi designada para participar da equipe de triagem de pacientes. Temendo a falta de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) neste momento crítico da pandemia, Tostes resolveu desenvolver e projetar um Face Shield (protetor facial) que fosse prático, de fácil manutenção e o mais confortável possível. O estudo, desenvolvimento, prototipagem e validação da solução durou quatro dias.

“Nossa intenção é contribuir para o esforço internacional de combate ao Covid-19, razão pela qual decidimos disponibilizar os arquivos do clip na internet de forma gratuita”, diz ele.

A Tríon reforça que o produto não foi doado para ser comercializado por terceiros. “Esperamos que as pessoas entrem em contato, caso alguém tente fazê-lo”, afirma.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado