Menu
Brasília

Sobre privatização do transporte, Ibaneis quer traçar licitação que beneficie o povo

Semob abriu consulta e audiência públicas para ouvir a população a respeito do tema. Governador acredita que, assim, será possível saber quais regiões precisam de mais linhas, por exemplo

Redação Jornal de Brasília

27/10/2020 11h09

Willian Matos e Catarina Lima
[email protected]

Após a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) anunciar consulta e audiência públicas sobre uma futura privatização dos serviços de transporte público, o governador Ibaneis Rocha se pronunciou sobre o tema nesta terça-feira (27). O chefe do Executivo quer que o processo venha a beneficiar a população.

“Começamos exatamente com uma audiência publica para ouvir toda a sociedade, as entidades, de modo que a gente possa a fazer uma licitação que venha a corresponder os anseios da população”, comentou o governador.

“Acho que a maneira como o secretário de Transporte começou [abrindo consulta e audiência públicas] é maneira mais correta, porque você vai saber onde precisa de mais linhas, vai saber quais são os itinerários onde as pessoas cobram mais, para que você consiga traçar uma licitação que atenda o melhor possível à população do Distrito Federal.”

No site da secretaria, serão disponibilizados os estudos e as minutas de edital e de contrato. Quem quiser contribuir pode enviar e-mail para [email protected], entregar na sede da Semob ou no dia da audiência, que ocorre no dia 3 de dezembro, das 10h às 12h, no auditório do DER-DF. Haverá transmissão em tempo real. Ninguém poderá filmar, gravar ou registrar de outra forma o evento.

Valores

A concessão para prestação e exploração de Serviço Básico Rodoviário do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF) prevê a contratação de uma empresa que cuide do transporte público da capital por 14 anos. Seriam gastos R$ 17,4 bilhões (R$ 17.471.668.878,53). A Semob alega que a privatização reduziria custos para o GDF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado