Menu
Brasília

Sindicato pede ao GDF aumento para profissionais de saúde

SindiSaúde quer 50% na gratificação do Trabalho em Período Definido (TPD) para os servidores

Catarina Lima

30/07/2020 7h34

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (SindSaúde) enviou ofício ao secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, solicitando um aumento de 50% na gratificação do Trabalho em Período Definido (TPD) para os servidores da Saúde em atuação direta no enfrentamento e atendimento dos pacientes infectados pela covid-19. A SES informou que encaminhou a solicitação para a pasta da Economia, que analisará a viabilidade de concessão do benefício.

“Precisamos que o governador do DF tome essa providência urgente e aguardamos uma resposta ao ofício entregue ao secretário de Saúde. Acreditamos na sensibilidade e na valorização do servidor”, frisou a presidente di SindSaúde, Marli Rodrigues.

No documento enviado ao secretário de Saúde, Marli Rodrigues justificou a solicitação argumentando que com o avanço da pandemia e o agravamento da necessidade de carga horária dos servidores para atender à população, intensificou-se o debate da necessidade de valorizar as categorias.

Jornada desgastante

Segundo a presidente do SindSaúde, os profissionais enfrentam jornadas desgastantes de trabalho e o cansaço inerente ao desempenho de suas atribuições. O SindSaúde destacou que no dia 27 de julho a Secretaria de Saúde divulgou que até aquela data 3.688 profissionais do setor no DF já haviam sido contaminados pelo novo coronavírus. Desse, 16 morreram.

“A pandemia já dura mais de quatro meses, os servidores estão exaustos, muitos adoecendo e outros foram a óbito. Então é preciso se tornar mais justa a remuneração pela hora extra trabalhada para estimular o funcionário, que é fundamental no enfrentamento da doença, e garantir a assistência digna ao paciente vítima da covid-19”, argumentou a presidente do SindSaúde.

De acordo com o sindicato, o atendimento a esta solicitação beneficiará profissionais comprometidos com a recuperação dos pacientes atingidos pela pandemia. O aumento da TPD beneficiará: padioleiros, pessoal de lavanderia, servidores de laboratórios, assistentes sociais, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, motoristas, nutricionistas, técnicos administrativos, técnicos de laboratório, técnicos de raio X etc.

Saiba Mais

Com o avanço da pandemia no DF – na terça-feira a cidade ultrapassou os 100 mil infectados – aumentam os problemas para garantir tratamento adequado a todos.

No momento está em falta o sedativo Midazolan, utilizando para sedar o paciente antes desse ser entubado, procedimento comum entre os casos graves de coronavírus.

Enquanto não consegue comprar o medicamento, as SES usa outras drogas em suas unidades. Também na terça-feira o DF registrou o recorde de mortes por covid-19, 52 pessoas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado