fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Semana deve ser quente na capital

Após registrar chuvas, o DF deve voltar a sofrer com altas temperaturas nos próximos dias

Avatar

Publicado

em

Foto: Agência Brasil
PUBLICIDADE

Após dias de chuva na semana passada, o Distrito Federal deve voltar a registrar temperaturas altas nos próximos dias. Nesta segunda-feira, a máxima pode chegar aos 35ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta ainda que a umidade relativa do ar pode chegar a 10% na segunda (28) e na terça-feira (29).

Não há previsão de chuvas para os próximos dias.

Prevenção

A alergista e imunologista Marta Guidacci explica que, em períodos de baixa umidade, é importante reforçar a alimentação saudável, rica em frutas e verduras e com ingestão de líquidos frequente. “Muita água – natural ou de coco -, chás e sucos naturais, sem bebidas alcoólicas e gasosas”, diz a especialista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela ressalta, também, que é necessário hidratar o nariz e a mucosa do olho com soro fisiológico para evitar ressecamentos e sangramentos. “Na seca, os olhos podem ficar vermelhos, os lábios podem rachar. A pele costuma ficar ressecada, principalmente em pessoas que já têm problemas na pele. Por isso, o uso do soro ajuda”, afirma Guidacci.

Já Géssica Andrade, referência técnica distrital de Pneumologia da Secretaria de Saúde reforça que o ar seco faz estragos com a temperatura mais alta. “Acelera a absorção do suor pelo ambiente e resseca a pele. A desidratação acaba deixando o sangue mais denso”, explica.

A junção do tempo seco com a baixa umidade também dificultam a dispersão de gases poluentes, o que faz com que as pessoas fiquem mais suscetíveis a infecções virais e bacterianas e a crises de asma. “Acaba ficando mais difícil para as vias respiratórias se defenderem do ar com qualidade ruim. As pessoas com doença respiratória prévia sofrem mais com isso”, aponta Géssica.

Com informações da Agência Brasília

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade