Menu
Brasília

Secretaria de Segurança Pública inicia operação especial nas regiões administrativas do DF

Arquivo Geral

16/10/2007 0h00

Cento e trinta agentes, cost entre policiais civis, militares e bombeiros, começaram hoje uma operação especial nas regiões administrativas do Distrito Federal (DF) e na divisa com o estado de Goiás para evitar o aumento da criminalidade e dar suporte às ações da Força Nacional de Segurança, que devem começar ainda este mês, na região do Entorno do DF. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, que vai coordenar a operação, a estratégia já foi adotada em municípios de Minas Gerais que também fazem fronteira com cidades goianas.

O Entorno do DF é uma das 11 regiões mais violentas do país, segundo o Ministério da Justiça. Inicialmente, a Força Nacional de Segurança vai atuar por seis meses na região, e o prazo pode ser prorrogado por mais seis. De acordo com o secretário de segurança pública do DF, coronel Cândido Vargas, a operação da SSP vai durar o mesmo período.

O efetivo policial para a operação no DF pode chegar a 300 homens, que serão integrados ao grupo à medida que a Força Nacional aumente o contingente na região. Os policiais selecionados já colaboraram com a Força Nacional durante os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro.

O coronel Cândido Vargas afirmou que a operação será espelhada na atuação da Força Nacional. “As ações serão semelhantes: levantar pontos de drogas, pontos de consumo de álcool em excesso, controle ostensivo da população, apreensão de armas e drogas, mandados de prisão e ações de repressão e prevenção”, enumerou.

De acordo com o secretário, os agentes vão trabalhar 24 horas por dia em regime de escala e serão instalados bloqueios nas principais vias de acesso ao Distrito Federal. A operação começou por Santa Maria e Gama – cidades satélites do DF – e nos próximos dias deverá alcançar as demais regiões administrativas que fazem limite com Goiás: Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Ceilândia, Samambaia, São Sebastião e Recanto das Emas.

Na semana passada, o secretário Nacional de Segurança Pública, Antonio Carlos Biscaia, afirmou que já estavam em Brasília os primeiros 140 homens da Força Nacional de Segurança que atuarão no Entorno. Ainda falta, por parte da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, a definição de algumas estratégias para dar início à operação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado