Menu
Brasília

Santa Dulce e Dom Sergio são homenageados

Personalidades religiosas receberam título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica

Marcus Eduardo Pereira

06/11/2019 5h00

Foto Divulgação Brasília – Por sua solidariedade ao próximo, irmã Dulce ficou conhecida como Anjo Bom da Bahia. A religiosa foi beatificada, passo anterior para o processo de canonização

Larissa Galli
[email protected]

Durante solenidade no campus de Taguatinga, a Universidade Católica de Brasília (UCB) concedeu na noite de ontem o título de Doutor Honoris Causa à Santa Dulce dos Pobres, in memoriam, e ao arcebispo de Brasília, cardeal Dom Sergio da Rocha. As duas personalidades foram agraciadas com a honraria pela primeira vez.

A entrega do título foi feita pelo reitor da universidade, Jardelino Menegat. Segundo ele, a instituição busca dar destaque especial a membros da comunidade católica que contribuíram e continuam a contribuir com a sociedade. “O oferecimento desse título vem fortalecer a nossa identidade católica. Nós reconhecemos que essas pessoas contribuíram para a sociedade em vista de uma transformação social”, declarou.

O reitor ainda explicou que o título de Doutor Honoris Causa é uma homenagem pelo trabalho notório e distinto de pessoas que se destacaram em áreas como as ciências, filosofia, cultura, direitos humanos, causas humanitárias ou promoção da paz. “Entendemos, como universidade, que essas duas personalidades se enquadram nesses critérios, pois possuem essas virtudes e prestaram bons serviços à sociedade”, afirmou.

Bons serviços

Recentemente canonizada, Santa Dulce dos Pobres recebeu o título da UCB por seu amor aos mais empobrecidos e pela luta em prol da dignidade humana. Na cerimônia, ela foi representada pela Irmã Maria do Livramento. “Santa Dulce dos Pobres fez um bem imenso para a sociedade baiana, por meio da promoção humana das pessoas desprovidas de bens materiais, e é a primeira santa brasileira”, lembrou o reitor Menegat.

Já Dom Sérgio da Rocha foi agraciado por seu ministério episcopal, testemunho profético e dedicação à formação humana e acadêmica. “Dom Sergio da Rocha tem contribuído na formação acadêmica e humana de muitas pessoas como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É uma pessoas que merece o título de reconhecimento pelos grandes trabalhos feitos para a sociedade”, afirmou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado