Menu
Brasília

Sábado (30) é o Dia D de vacinação contra o sarampo

Estão disponíveis 51 salas de vacina pelas UBSs do DF. Público-alvo são jovens de 20 e 29 anos. Dos cinco casos da doença, três foram nesta faixa etária

Willian Matos

29/11/2019 14h15

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Da redação
[email protected]

Neste sábado (30), é realizada a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Ao todo, estão disponíveis 51 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Distrito Federal, das 8h às 17h. Um posto itinerante será montado no Shopping Deck Norte, no Lago Norte, durante o horário comercial, para reforçar o atendimento.

O público-alvo são jovens entre 20 e 29 anos. O objetivo da campanha é atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral. Além da vacina defender contra rubéola e caxumba, também protege contra o sarampo.  Todos os indivíduos entre um e 29 anos têm de ter duas doses da vacina Tríplice viral, e dos 30 aos 49 anos, uma dose.

“Há um esforço do governo para vacinar esses jovens, pois é uma faixa etária com alto índice de casos de sarampo e que não está com a cartão de vacina em dia”, alerta a gerente de Imunização da Secretaria de saúde, Renata Brandão.

“Dos cinco casos notificados no DF, este ano, três foram nessa faixa etária e outro em uma pessoa de 18 anos”, detalha

Quem não tiver mais o cartão de vacina, pode comparecer mesmo assim a alguma UBS. “Caso não tenham nenhum cartão, podem comparecer mesmo assim, para atualizarem a situação vacinal e receberem um novo”, ressalta a técnica de Imunização da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis de Transmissão Hídrica e Alimentar, Fernanda Ledes.

Doença

O sarampo é contagioso e o vírus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas da doença são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar a doença evitem deslocamentos desnecessários, pois o sarampo é altamente contagioso.

A patologia pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para morte. Embora os adultos sejam mais resistentes que as crianças, as complicações são as mesmas. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado