Menu
Brasília

Repasses à concessionária do Centrad estão suspensos

CENTRAD afirma que todas as condições para início da remuneração foram cumpridas

Redação Jornal de Brasília

29/01/2020 19h02

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, determinou através do juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública do DF que o DF deve abster-se de efetuar qualquer repasse antecipado de recursos financeiros à Concessionária do Centro Administrativo do Distrito Federal S/A – CENTRAD, relacionados ao contrato de concessão administrativa do Centro Administrativo – CADF, localizado em Taguatinga. 

Constam nos autos da Ação Civil Pública que o Distrito Federal firmou com a CENTRAD uma Parceria Público Privada (PPP), no valor de R$ 3,26 bilhões e no prazo de 22 anos, para construção, operação e manutenção no CADF. No entanto, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT alega que, após parecer contrário da Procuradoria-Geral quanto às propostas para alteração no valor do contrato e no cronograma, foi editado o Decreto 36061/2014 para viabilizar a inauguração do centro mesmo sem estar aparelhado para receber os servidores públicos e sem a realização das obras necessárias à adequação do trânsito. De acordo com o MPDFT, o documento foi editado com desvio de finalidade, ofendeu os princípios da razoabilidade e proporcionalidade e feriu as normas gerais do Direito Financeiro.

Em sua defesa, a CENTRAD afirma que todas as condições para início da remuneração foram cumpridas e que, após a conclusão da primeira fase, foi iniciada a prestação de serviço de manutenção, segurança, limpeza e jardinagem, o que justificou a emissão das faturas. O réu afirma ainda que a Administração não pode deixar de remunerar o particular pelos serviços prestados e que a Fase I não gera impacto relevante no trânsito. O Distrito Federal, por sua vez, não apresentou defesa.

Em 2015, a 5ª Turma Cível, em decisão por maioria, deu provimento ao recurso da concessionária CENTRAD e indeferiu o pedido cautelar do MPDFT de suspensão de repasses financeiros à concessionária. O pedido liminar havia sido concedido na 1ª instância.

Ao julgar o mérito da ação, o magistrado pontuou que o processo foi suspenso em 2017, a pedido das partes, para tentativa de resolução consensual. “Observa-se que já se passaram mais de dois anos sem que se tenha alcançado sucesso pela via consensual (…). Nesse quadro, não há mais razão para manter o processo inerte, devendo retomar seu curso”, disse.

O julgador destacou que as dispensas previstas no Decreto 36061/2014 quanto aos requisitos necessários para obtenção do habite-se, relacionados às obras de mitigação ou compensação de impacto no trânsito, foi uma tentativa do “então Governador de burlar as exigências legais com o intuito de acelerar a inauguração do CADF”. De acordo com o magistrado, não se pode conferir validade ao decreto e aos atos dele derivados.

O julgador entendeu que, “diante da verificação de que não houve a conclusão da obra, eventual repasse de valores se afigura como medida ilícita, porque contrária às normas de direito financeiro, pois não caracterizado o adimplemento da obrigação assumida pelo consórcio contratado”.

Dessa forma, o magistrado impôs ao Distrito Federal a obrigação de se abster de efetuar qualquer repasse antecipado de recursos financeiros à CENTRAD, relacionados ao contrato de concessão administrativa do CADF, assim considerados os repasses realizados antes da entrega regular da obra. Ainda cabe recurso da sentença.

Com informações do TJDFT. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado