Menu
Brasília

Receita de alegria do dr. Patas

Projeto aposta na presença de animais em ambientes hospitalares contra ansiedade e depressão

Lucas Neiva

02/03/2020 6h24

Zooterapia com pacientes no hospital Anchieta. FOTO : Lucas Neiva

Na saúde e na doença, eles provam ser os melhores amigos

Projeto aposta na presença de animais em ambientes hospitalares contra ansiedade e depressão

Buscando humanizar o atendimento e ajudar pacientes clínicos no combate aos sintomas de ansiedade, depressão e estresse ao longo do tratamento, o projeto “Dr. Patas” busca implementar em hospitais do Distrito Federal a chamada zooterapia. A ideia consiste em trazer animais para o acompanhamento dos pacientes hospitalares, para que esqueçam por um momento das dificuldades de seus tratamentos.

O projeto é coordenado pela médica intensivista Júlia Tolentino e pela psicóloga Fernanda Meira. A ideia é inspirada em outros projetos do tipo pelo país, mas em Brasília se destaca por trazer o animal para o processo de cura do paciente, diferente dos outros estados que somente adota o método no processo de reabilitação. “Pensamos em um projeto que trouxesse o cachorro para a terapia que o paciente está sendo submetido no momento, no momento em que ainda está doente”, conta Júlia Tolentino.

A escolha dos pacientes e dos animais é feita com base em um projeto rigoroso: os pacientes passam por uma triagem com base no perfil e na enfermidade para não sofrer riscos; e o cachorro precisa passar por adestramento, um processo rigoroso de limpeza antes das visitas e estar com boa saúde física e mental para poder participar, adotando diversos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Benefícios

Zooterapia com pacientes no hospital Anchieta. Foto: Lucas Neiva

O alvo do projeto são os pacientes passando por internação prolongada, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “A UTI é um lugar onde o gasto psicológico é gigantesco não só para o paciente, mas também para a família e para a equipe trabalhando. É um momento muito duro da vida dessas pessoas, um momento de muita dor. E trazendo o animal para dentro, podemos quebrar esse momento.”, explica Júlia.

Os resultados das visitas do animal são visíveis na melhora da auto-estima dos enfermos. “Colhemos excelentes resultados com o projeto. Alguns pacientes nós já chamamos de clientes, de tanto tempo que passam em terapia. E quando eles participam da visita, já perguntam ‘quando vou ver de novo?’. Eles criam essa expectativa. Outros, ao retornar ao hospital, já perguntam ‘que dia o cachorro vem?’”, afirma Fernanda.

O animal também se beneficia com as visitas. “Quando eu pego a bandana e digo ‘Khronnos, hoje é dia de visita’, ele vem eufórico. Ele se sente muito bem, é a missão dele. Ele demonstra ficar tão bem ajudando os pacientes que, nas semanas em que eu não levo ele para o voluntariado, ele fica muito triste”, conta a terapeuta Claudia Casali, tutora de Khronnos, o cachorro garoto-propaganda do projeto.

Expansão

No momento, apenas o hospital Anchieta, em Taguatinga, adota a zooterapia. Mas o plano é expandir para outros hospitais em todo o Distrito Federal. “Nós queremos expandir, levar para mais e mais pacientes o projeto”, declara Fernanda Meira. E Júlia afirma que há interesse dos hospitais. “Eles entram em contato com a gente pelo Instagram, o @projetodrpatas, e lá eles perguntam como participar. Como é um projeto recente, nós ainda estamos só no anchieta, mas queremos expandir porque no DF não há outros projetos como esse”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado