Menu
Brasília

Rafael Prudente é reeleito presidente da CLDF

Apenas três deputados não votaram na chapa de Prudente. É a primeira vez que a Câmara Legislativa do DF registra uma reeleição

Willian Matos

15/12/2020 10h02

O deputado Rafael Prudente foi reeleito, na manhã desta terça-feira (15), presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). É a primeira vez que a CLDF terá dois mandatos do mesmo parlamentar.

Com 21 votos favoráveis, dois contra e uma abstenção, Prudente derrotou o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) e foi reeleito para o biênio 2021/22. O deputado Robério Negreiros (PSD) presidiu a sessão.

As chapas que se candidataram ao cargo foram a União pelo Distrito Federal, com Rafael Prudente (MDB) candidato a presidente; e a chapa Bloco Sustentabilidade e Trabalho, encabeçada por Reginaldo Veras (PDT). Apenas Veras e Leandro Grass (Rede) votaram na segunda chapa.

Confira como votaram os deputados:

Agaciel Maia (PL) – Rafael Prudente

Arlete Sampaio (PT) – Rafael Prudente

Chico Vigilante (PT) – Rafael Prudente

Cláudio Abrantes (PDT) – Rafael Prudente

Daniel Donizet (PL) – Rafael Prudente

Delegado Fernando Fernandes (Pros) – Rafael Prudente

Delmasso (Republicanos) – Rafael Prudente

Eduardo Pedrosa (PTC) – Rafael Prudente

Fábio Felix (Psol) – abstenção

Hermeto (MDB) – Rafael Prudente

Iolando (PSC) – Rafael Prudente

Jaqueline Silva (PTB) – Rafael Prudente

João Cardoso (Avante) – Rafael Prudente

Jorge Vianna (Podemos) – Rafael Prudente

José Gomes (PSB) – Rafael Prudente

Júlia Lucy (Novo) – Rafael Prudente

Leandro Grass (Rede) – Reginaldo Veras

Martins Machado (Republicanos) – Rafael Prudente

Reginaldo Veras (PDT) – Reginaldo Veras

Rafael Prudente (MDB) – Rafael Prudente

Reginaldo Sardinha (Avante) – Rafael Prudente

Robério Negreiros (PSD) – Rafael Prudente

Roosevelt Vilela (PSB) – Rafael Prudente

Valdelino Barcelos (PP) – Rafael Prudente

Declarações

Após a reeleição, a deputada Arlete Sampaio (PT) justificou o voto em Prudente. Arlete entendeu que a reeleição já era certa, mas declarou que seguirá sendo oposição ao governo Ibaneis Rocha. O presidente eleito é do mesmo partido do governador.

Leandro Grass (Rede), que foi voto vencido, parabenizou Prudente pela reeleição e pelo primeiro mandato. Contudo, assim como Arlete, declarou que seguirá se opondo à gestão Ibaneis.

Fábio Felix, a única abstenção da eleição, declarou que não possui “nenhuma afinidade política e ideológica” com as chapas e criticou a decisão da CLDF de novembro do ano passado, que permitiu que um presidente da Casa seja reeleito. Por fim, pediu que a Câmara demonstre independência e não se porte como um “puxadinho do Buriti”, denominação feita por críticos.

Candidato derrotado, o deputado Professor Reginaldo Veras declarou que, nos últimos anos, a CLDF tem falhado ao legislar e representar os interesses do povo. “A Casa, que deveria ser do povo, aceitou um papel secundário e se tornou subserviente ao governador.”

A deputada Júlia Lucy, que foi contra a possibilidade de reeleição, mas votou em Prudente, justificou-se declarando que “respeita as regras do jogo” e que o momento econômico exige “união e parceria”.

O deputado Robério Negreiros rebateu as críticas feitas por outros parlamentares sobre a suposta subordinação ao Executivo e citou derrotas que o GDF sofreu na Casa. “Não há perdedor e nem vencedor”, finalizou.

Deputado Robério Negreiros. Foto: Reprodução

O deputado Hermeto afirmou que o presidente da CLDF conduziu o primeiro mandato com “desenvoltura” e “equilíbrio”, ressaltando os votos dos deputados do PT, que foram contrários a Prudente na eleição passada. Depois, citou Negreiros e ressaltou que não cabe à Casa a alcunha de “puxadinho do Buriti”.

Remotamente, Chico Vigilante, que também foi contra a possibilidade de reeleição, sinalizou que votou em Prudente após conversa com o deputado. Vigilante declarou também que acredita que a Mesa Diretora não deve fazer oposição a governo. “Quem faz oposição aos malfeitos do governo são os deputados. E aí cada um tem que ter dignidade de se vender”, declarou.

Último a falar, o deputado Eduardo Pedrosa, que chegou a manifestar o desejo de concorrer à presidência da Casa, declarou admiração ao candidato eleito e desejou sorte. “Quero me colocar à disposição de construir algo maior nesse processo.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado