Menu
Brasília

Quem causar danos ambientais no DF deverá fazer replantio

Programa em votação estabelece penalidade em quem provocar dano ambiental coletivo, alteração do desenvolvimento natural ou morte de árvores em áreas do DF

Redação Jornal de Brasília

08/05/2020 18h39

Claudio Abrantes. Foto: CLDF

Nesta sexta-feira (8) foi protocolado para votação, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o projeto de lei que institui o programa Raízes do Cerrado, do deputado distrital Claudio Abrantes. O objetivo do programa é estabelecer penalidade a quem provocar dano ambiental coletivo, alteração do desenvolvimento natural ou morte de árvores em áreas públicas do DF, atingindo tanto pessoas físicas quanto empresas.

O programa tem caráter construtivo, de modo que o enquadramento em algum dos casos acima sujeitará o responsável a ter de realizar o replantio de, no mínimo, 25 novas árvores típicas do bioma local.

A iniciativa, no entanto, também prevê multa caso o infrator não cumpra a pena de replantio de novos espécimes. A multa será estipulada e regulamentada pelos órgãos de preservação ambiental do DF.

Nesse caso, o valor da multa poderá ser convertido em aquisição e doação de mudas frutíferas ao Distrito Federal. O programa atinge tanto pessoas físicas quanto empresas.

“Nossa cidade é um verdadeiro tesouro verde. Desta forma, a criação do Programa Raízes do Cerrado tem como objetivo a regulamentação da extração, corte, derrubada e reposição de árvores nos espaços urbanos do Distrito Federal”, explicou Claudio Abrantes. “Queremos, portanto, impedir a realização de cortes indevidos sem a necessária contraprestação, ou seja, a plantação de novas árvores típicas da região”, completou.

De acordo o Artigo 225 da nossa Constituição, todo cidadão tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. E a presença das árvores, bem como das áreas verdes, é de suma importância para que esse direito seja garantido. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, o que equivale a cerca de 22% do território nacional.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado