Menu
Brasília

Projeto que ensina inglês a crianças da Estrutural procura voluntários

Arquivo Geral

28/12/2018 19h16

Foto: Divulgação/Inglês na Estrutural

Quem pretende começar 2019 ajudando o próximo tem uma oportunidade à vista. O projeto Inglês na Estrutural abriu as inscrições para voluntários interessados e o recadastramento de quem já participa. Os interessados devem se inscrever pela internet, neste link, até 19 de janeiro.

Apesar do nome, não é necessário conhecimento na língua inglesa nem experiência prévia em sala de aula. Existem outras funções exercidas, além do ensino de inglês, e todos voluntários passam por treinamento. “O projeto vai muito além da língua, já que visa o desenvolvimento humano e a criação de cidadãos ativos. Também valorizamos as oportunidades de socialização e troca de experiências fora da sala de aula, como o próprio recreio e demais eventos, organizados pela equipe de apoio, essa que também não necessita da fluência do inglês”, explica Arthur Da Hora, coordenador geral do projeto.

O primeiro semestre de 2019 terá início em março e será encerrado em julho. A princípio, haverá aulas todos os sábados, das 9h às 12h, mas cada voluntário só precisa ir ao projeto duas vezes ao mês. “Nós formamos times de pelo menos cinco professores que acompanham o desenvolvimento de uma mesma turma durante todo o semestre. Dessa forma, cada aula é administrada por duas ou mais pessoas, em forma de rodízio. Ainda temos rodas de aprendizagem no decorrer do semestre para trocar experiências. Todos se ajudam!”, explica Michelline Medeiros, coordenadora dos ‘Volunteachers’, os professores voluntários.

 

Confira as diferentes funções dos voltuntários: 

Volunteachers: Grupos de, pelo menos, 5 voluntários se revezam para planejar e dar aulas de inglês para diferentes níveis de alunos e seguindo diversas metodologias. Essa é a única vaga que exige fluência no inglês, mas não é necessário ter qualificação ou experiência em educação ou pedagogia.

Volunteam: Para fazer parte dessa equipe não é necessário ter fluência no inglês, apenas disposição para trabalhar em equipe e ajudar o próximo. É o Volunteam que faz com que as aulas realmente aconteçam, pois são responsáveis por todas as questões logísticas do projeto. Esse grupo de apoio recebe os alunos, organiza o material de sala e os eventos semestrais, serve lanche, certifica-se que os alunos estão indo embora com os responsáveis, etc.

Quiet Time: A equipe auxilia o processo de aprendizagem dos alunos por meio de exercícios de respiração, concentração e de reflexão sobre as próprias sensações. É necessária alguma vivência com práticas de atenção plena. O trabalho é sempre realizado em duplas, mas o planejamento das práticas é realizado em conjunto. Para fazer parte dessa equipe, também não é necessária fluência no inglês.

Especialistas: Se você acredita que pode ajudar o projeto de alguma outra forma, buscam-se voluntários que ajudem a atender demandas específicas do projeto de forma cada vez mais organizada. Há voluntários em equipes de gestão de pessoas, capacitação de professores, gestão financeira, eventos e comunicação.

Para mais informações sobre como ajudar, acompanhe o projeto pelas redes sociais: /inglesnaestrutural no Facebook e Instagram. Se você não se identificou com o Inglês na Estrutural, considere conhecer outros projetos espalhados pela capital. O Portal do Voluntariado do Governo do DF tem mais de 120 mil oportunidades cadastradas pela capital.

Fonte: Inglês na Estrutural

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado