Menu
Brasília

Programa que destina recursos para entidades chega ao Distrito Federal

O Tampinha Legal coleta tampinhas plásticas, recolhe os recursos e os aplica em entidades sociais

Willian Matos

06/11/2019 11h53

Da redação
[email protected]

O Distrito Federal foi contemplado pelo Tampinha Legal. Trata-se de um programa que destina os recursos de tampinhas plásticas coletadas para as entidades sociais cadastradas, gerando renda a elas. Além de contribuir para a circulação da economia, o projeto visa modificar o comportamento da sociedade quanto à reciclagem.

Recentemente, ocorreu o lançamento do Tampinha Legal no Distrito Federal com a primeira entrega de tampinhas plásticas feita pela entidade assistencial Casa do Pequeno Polegar. O programa está sendo instalado por voluntários da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as pesagens ocorrerão no Centro de Produção de Alimentos do Sesi Guará.

“Toda a comunidade pode se envolver, a começar pelo recolhimento de tampas e entrega nos pontos de coleta do programa, que tem caráter educativo. Estamos iniciando no Distrito Federal, replicando o modelo bem sucedido já existente no Rio Grande do Sul, onde atualmente podemos encontrar pontos de coleta em hospitais, órgãos públicos, escolas, comércio, empresas. Há uma mobilização da sociedade em fazer o bem, que reflete no aumento da qualidade de vida de todos. Esperamos ver a sociedade brasiliense engajada”, relata a coordenadora do programa Simara Souza.

Segundo a líder da ação com os voluntários, Diana Neri, o projeto envolveu muitas pessoas e a implantação foi um sucesso. “Foram vários voluntários em prol do bem. Nos dividimos em equipes para a formalização da parceria com o Sesi Guará, para ser o Posto de Entrega das tampinhas, e com a indústria recicladora Bomlixo (Goiás) para compra das tampinhas por valor bem acima do praticado pelo mercado. Além disso, o grupo promoveu o cadastramento de cinco entidades assistenciais para participação no Programa e adquiriu uma balança digital para pesagem das tampinhas”, conta.

Foto: Divulgação

“Ficamos muito felizes com o sucesso da primeira entrega da entidade assistencial e a implantação completa do programa em Brasília. Queremos atingir cada vez mais pessoas e transformar o comportamento da sociedade brasiliense, ensinando a importância da economia circular”, completa.

O Tampinha Legal tem um formato inovador e faz a Economia Circular acontecer em um modo dinâmico, alegre e motivador. Até agora, foram coletadas e vendidas mais de 300 toneladas de tampinhas, representando um valor superior a R$ 500 mil reais. Atualmente, mais de 400 entidades assistenciais estão cadastradas em vários estados brasileiros.

 O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é iniciativa do Instituto SustenPlást, buscando a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais. Recentemente, lançou as ações Copinho Legal e Canudinho Legal, que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destinam os recursos obtidos com a venda dos copos e canudos plásticos para as entidades assistenciais cadastradas no programa. Além do site, também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube e Facebook.

Com assessoria

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado