Menu
Brasília

Primeira desembargadora negra do TJDFT recebe posse nesta quinta

Ela vai ocupar a vaga em decorrência a aposentadoria do desembargador Marco Antonio da Silva Lemos

Redação Jornal de Brasília

12/12/2019 20h31

Nesta quinta-feira (12) o Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Romão C. Oliveira, deu posse à juíza de direito substituta de 2º grau Maria Ivatônia Barbosa dos Santos no cargo de desembargadora desta Corte.

A solenidade aconteceu às 17h, no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence, localizado no térreo do bloco A do Fórum de Brasília.

A magistrada é a primeira desembargadora negra do Tribunal e vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Marco Antonio da Silva Lemos, ocorrida no último dia 5/11, conforme a Portaria GPR 2132/2019. Ela foi eleita de forma unânime em sessão do Pleno do TJDFT, no dia 19/11.

Natural de Arraias/TO, a ex-delegada da Polícia Civil de Goiás ingressou na magistratura do DF em 07/05/1993, como juíza de direito substituta. Em 02/02/1996, foi promovida a juíza de direito, e, em 15/4/2014, tomou posse no cargo de juíza de direito substituta de 2º grau.

Graduada em Direito pela Universidade Católica de Goiás – UCG, a magistrada é pós-graduada em Direito Constitucional Eleitoral pela Universidade de Brasília – UnB, em Direito Penal e Direito Administrativo pela Universidade Católica de Brasília e em Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Constitucional pela Universidade Católica de Goiás.

Como juíza substituta, atuou na 2ª Vara de Entorpecentes e Contravenções Penais/DF. Foi titular da Auditoria Militar e da 2ª Vara Criminal de Taguatinga; diretora do Fórum de Taguatinga e do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes; e coordenadora da Central de Guarda de Objetos de Crime (CEGOC) – tendo sido condecorada com a Medalha do Mérito Policial Civil Juscelino Kubitschek de Oliveira pelos relevantes serviços prestados à frente da CEGOC; entre outras atividades.

No Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, a magistrada ocupou os cargos de desembargadora eleitoral titular e substituta, bem como de Ouvidora, e foi condecorada com a medalha do Mérito Eleitoral do DF na classe jurista. Além disso, foi coordenadora da Revista da Escola da Magistratura do Distrito Federal.

Com informações do TJDFT.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado