Menu
Brasília

PMDF: Coronel Julian Rocha Pontes assume comando-geral

Formado em direito e em ciências policiais e com pós-graduação em segurança pública e em direito público, o novo comandante-geral está há 28 anos na PMDF

Aline Rocha

30/08/2019 12h44

Fotos: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

Na noite dessa quinta-feira (29), no pátio da Academia Militar do Distrito Federal, aconteceu a cerimônia de passagem do comando da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O novo comandante-geral, que teve decreto de nomeação assinado em 8 de agosto, é o coronel Julian Rocha Pontes. A cerimônia foi presidida pelo vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, representando o governador Ibaneis Rocha. 

Paco Britto ressaltou que o governo pretender diminuir o intervalo de tempo em que um militar permanece no posto ou na graduação entre uma promoção e outra, relembrando o respeito e o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a PMDF.

“De modo mais imediato, estamos trabalhando no projeto que isentará os policiais militares da cobrança de imposto de renda na gratificação por serviço voluntário”, informou. Desejando sucesso ao novo comandante-geral na liderança da instituição, Paco Britto aproveitou para agradecer a dedicação da coronel Sheyla Soares Sampaio, a quem o coronel Pontes sucede. “Seu esforço e trabalho foram importantes no contexto das ações da PMDF”, pontuou.

Cerimônia

Durante a solenidade, alunos do Colégio Militar Tiradentes conduziram os símbolos do comando-geral – espada, bastão e insígnia –, este último entregue ao novo comandante pelo vice-governador. Outros destaques da cerimônia foram a passagem da tropa em revista, a incorporação da Bandeira Nacional com a execução do Hino à Bandeira e a leitura dos históricos desses símbolos.

No encerramento da cerimônia, ao som da Banda de Música da PMDF, desfilaram as tropas da PM, do Batalhão das Operações Especiais e das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), além da passagem do Regimento Montado, viaturas e motos.

Também participaram da evento o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, major Jorge Oliveira; o secretário de Segurança Pública e Paz Social, Anderson Gustavo Torres; o secretário de Relações Internacionais, embaixador Pedro Luiz Rodrigues; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Emilson Ferreira dos Santos; o comandante do Comando Militar do Planalto, general de divisão Sérgio da Costa Negraes; o vice-presidente conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Márcio Michel; o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido da Silva, além de parlamentares, embaixadores, oficiais e praças da PMDF e das Forças Armadas, adidos militares e administradores regionais, entre outros convidados.

Perfil

Formado em direito e em ciências policiais pela Academia de Polícia Militar de Brasília, com pós-graduação em segurança pública e em direito público, o novo comandante-geral está há 28 anos na PMDF.

Entre outras experiências, o coronel Pontes atuou como subsecretário de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública. Também foi chefe da Secretaria Especial da Ordem Pública e comandante do Centro de Treinamento e Especialização e do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam).

“Creio nas parcerias pautadas no respeito e na confiança”, declarou, durante seu discurso, defendendo o trabalho integrado com o GDF. Também ressaltou a importância do “respeito ao direito humano”, no sentido de proporcionar segurança aos cidadãos. Falou ainda sobre os desafios do comando e a gestão por resultados, no contexto da segurança da capital federal.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado