Menu
Brasília

PCDF desarticula grupo que praticava o “conto do achadinho”

Quadrilha é suspeita de ter arrecadado em R$ 500 mil com golpes praticados em várias cidades no DF

Willian Matos

22/08/2019 7h23

Willian Matos
[email protected]

A Polícia Civil do DF (PCDF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (22), sete mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão. A operação Recompensa visa desarticular grupo criminoso que praticava o “conto do achadinho” em todo o território nacional.

O “conto do achadinho”, também chamado de “golpe da saidinha”, “conto do paco”, entre outros, rendeu cerca de R$ 500 mil aos criminosos, valor referente apenas aos golpes praticados do DF.

Como agiam

O grupo atuava da seguinte forma: eles deixavam uma isca (geralmente dinheiro ou carteira com documentos) à mostra para a vítima. Ela, então, localiza e procura o dono, que, na verdade, é um dos criminosos.

Como forma de agradecimento, o dono do pertence diz que dará uma recompensa à pessoa que achou o item, pedindo a ela que acompanhe até um local onde o valor será pago. Neste momento, o grupo rouba a vítima.

A 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) investigava o grupo há oito meses. No DF, eles atuavam desde o ano passado em várias regiões, como Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante. A corporação contabiliza, aproximadamente, 70 ocorrências registradas contra o bando.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado