Menu
Brasília

Parte do Eixão desaba próximo à Galeria dos Estados

Arquivo Geral

06/02/2018 12h04

Divulgação

Raphaella Sconetto
[email protected]

Parte do Eixão Sul desabou próximo à Galeria dos Estados no fim da manhã desta terça-feira (6). Duas das três vias que seguem no sentido sul despencaram. O Eixão Sul teve o trânsito interrompido nos dois sentidos. Por volta das 13h, o Corpo de Bombeiros descartou a possibilidade de vítimas no local.  “Três cães fizeram toda a varredura da área, não só dos carros como da parte que foi soterrada, e não identificamos nenhuma possibilidade de vítima no local”, informou a major do Corpo de Bombeiros Lorena Ataides.

No local funciona o Restaurante Floresta, que ficou com as mesas destruídas. Ao menos quatro carros ficaram presos sob o viaduto, dois deles totalmente destruídos. De acordo com a Defesa Civil, outras partes do viaduto estão comprometidas. Sob o via que caiu, há grande fluxo de carros, que passam pela viaduto para acessar o Setor Comercial Sul e o Setor Bancário Sul.

Leia também

Vídeos mostram desabamento de viaduto no Eixão Sul

– Relatório já havia indicado risco de desabamento do Viaduto da Galeria dos Estados

Relatório já havia indicado risco de desabamento do Viaduto da Galeria dos Estados

Rollemberg confessa que viaduto que desabou não recebeu manutenção

Dona de restaurante atingido por desmoronamento relata momentos de tensão

Por volta das 12h20, o governador Rodrigo Rollemberg chegou ao local e informou que acionou o ‘Plano de Catástrofe’. Quatro unidades do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas ao local, sendo uma unidade de suporte básico, uma unidade de suporte intermediária, uma dupla de motoambulâncias e um caminhão de múltiplas vítimas estão no local. Em caso de vítimas, o Hran e o Hospital de Base estão à postos para recebê-las.

“As informações iniciais apontam que não há vítimas, e isso é o mais importante neste momento. Agora vamos ver o que é necessário para recuperar esta área. São viadutos antigos. Desde o começo do governo, fizemos manutenção em oito viadutos, e, infelizmente, este não recebeu”, disse o chefe do Executivo.

Aproximadamente 40 bombeiros, 11 viaturas e uma aeronave atual no incidente. A equipe de busca e resgate com cães fez uma vistoria preliminar e não encontrou vítimas. Uma nova busca, porém, será realizada para confirmar. Além dos bombeiros, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, a Polícia Militar (PMDF), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) mantêm equipes nos arredores.

Ministérios recomendaram aos funcionários encerrar os expedientes, a fim de evitar congestionamento. Os órgãos, no entanto, frisaram que a medida não visa gerar pânico ou alarde entre os servidores.

Em vídeos, compartilhados por leitores, é possível ver carros esmagados e mesas de um restaurante destruídas.

https://youtu.be/eb9bqhp96uI

Em nota, o Governo do DF informou que, por meio de um grupo de trabalho, os órgãos responsáveis por obras no DF vão montar plano emergencial para manutenção do viaduto. “O DER, a Novacap e a Secretaria de Infraestrutura vão atuar juntos. Vamos fazer um escoramento desse viaduto, uma análise da estrutura, além de desvio do tráfego na região”, informou o diretor-geral do DER, Henrique Luduvice.

Relatório

Um relatório feito pelo Sindicato de Engenharia e Arquitetura (Sinaenco), em 2011, alertou que 9 de 11 viadutos e pontes do DF precisam de reparos e obras de manutenção. Na época, o sindicatou elegeu o Viaduto da Galeria dos Estados, palco de desabamento nesta terça-feira (6), como um dos que estavam em piores condições. Além dele, a Ponte do Bragueto e a Ponte das Garças também foram elencadas.

“A Galeria dos Estados é uma das piores condições que encontramos durante a pesquisa. Os pedestres e carros que passam por baixo do viaduto podem ter problemas com pedras, que podem cair a qualquer momento”, afirmou o então presidente do Sinaenco, Rodrigo Gazen, ao G1.

Na ocasião, o Governo do DF informou que fez uma inspeção visual de todas as principais obras e garantiu que a maioria delas estavam em condições satisfatórias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado