Menu
Brasília

Parceria pública entrega mais de 22 mil remédios de alto custo para a população

Pacientes cadastrados recebem a medicação por meio do Programa Entregas de Medicamentos em Casa

Redação Jornal de Brasília

24/09/2020 17h14

Foto: Agência Saúde

Uma parceria entre o Banco de Brasília, Secretaria de Saúde entregou mais de 22 mil remédios de alto custo para pacientes somente em agosto. O Programa Entregas de Medicamentos em Casa foi criado para diminuir o número de filas e aglomerações nas unidades de saúde em meio à pandemia de Covid-19. O número de medicamentos oferecidos superou a quantidade entregue nos meses anteriores: 5.446 em abril, 6.385 em maio, 10.060 em junho e 16.854 em julho.

“O serviço tem melhorado com o tempo. Em junho, a transportadora contratada pelo BRB foi trocada e isso ajudou muito. Os processos de trabalho foram melhorados e houve maior eficácia nos processos de entrega”, explica a gerente do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, Walleska Borges.

Além disso o número de pacientes beneficiados com as entregas também subiu de 3.708, em abril, para 14.991 em agosto. A gerente ressalta que os pacientes que desejarem receber seus medicamentos em casa devem atualizar o cadastro na farmácia e telefonar para o número (61) 3029-8080, das 8h às 18h, para agendar o recebimento dos remédios em sua residência. No entanto, só pode receber o medicamento o próprio paciente ou um representante legal, que também deve estar cadastrado na farmácia.

Segundo Walleska, desde o início do programa, em abril, foram ajustados vários pontos frágeis nas entregas, o que possibilitou mais agilidade no serviço. “Melhorias no processo de trabalho e adequações necessárias implantadas, já que é um serviço novo, contribuem para a eficácia das entregas”, avalia.

Após a troca da transportadora que realizava as entregas, o BRB também investiu em recursos materiais. Instalou em todas as Farmácias de Alto Custo câmaras científicas próprias para medicamentos, caixas térmicas para transporte com termômetro acoplado (termo-higrômetro), freezer para conservar gelox e computadores para organizar rastreio e romaneio das entregas.

Atendimento presencial

Mesmo com as entregas realizadas pelo Programa Entregas de Medicamentos em Casa, o atendimento nas três unidades (Gama, Ceilândia e Plano Piloto) continua funcionando de segunda à sexta, das 7h às 19h, e sábado das 7h às 12h. Hoje são 33 mil usuários cadastrados nas Farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceafs).

Informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado