Menu
Brasília

Parada Gay em Santa Maria deixa recado: "Nós também amamos"

Arquivo Geral

23/09/2013 7h20

“Nós também amamos”. Essa foi a mensagem da primeira  Parada do Orgulho LGBT da Cidade de Santa Maria. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente mil pessoas aderiram ao ato para manifestar os direitos de liberdade de expressão e, principalmente, exigir a criminalização da homofobia. A concentração do evento aconteceu de 14h às 17h no estacionamento do Ginásio na Quadra Central 1, com muita música e a coroação da Miss Gay Santa Maria. Em seguida,  três trios elétricos foram seguindo pela Avenida Alagados.

 

Com a palavra “orgulho” tatuada no braço, Elker Barros não tem medo de vestir o rosa e as cores do arco-íris para assumir a opção sexual. A expectativa dele, um dos organizadores do evento, é incentivar os mais jovens da cidade a abraçar a sua sexualidade. “A parada já existe em tantas outras cidades, por que não aqui? A ideia é sairmos de casa e mostrar que existimos”, explicou.

 

 Além dos moradores de Santa Maria, ônibus fretados nas cidades de Formosa (GO), Ceilândia e Planaltina levaram  simpatizantes da causa ao evento. Muitos  confessaram sofrer preconceito na própria vizinhança e disseram sentir medo até de sair de casa, o que reforça o tema da parada: Enfrentando a homofobia na periferia. 

Democracia

“Nós vivemos em um país muito homofóbico. Queremos um Estado laico, onde a religião não venha intervir nas opiniões e queremos democracia para todos”, cobrou o servidor público Alisson Prata, de 22 anos.

 

O destaque do dia foi a votação da Miss Gay Santa Maria, que irá participar do concurso do gay mais bonito do DF. Verônica Strass foi escolhida pelos jurados e pela população. “Quero representar Santa Maria e mostrar que tem beleza gay na cidade”, ressaltou.

 

GASTOS

 

Os organizadores da Parada Gay de Santa Maria gastaram R$ 20 mil  com a festa e não tiveram apoio financeiro do GDF para bancar o evento.

 

Os manifestantes pediram a saída do deputado  Marco Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado