Menu
Brasília

Para matar a saudade, pacientes da UTI recebem vídeos de familiares

Pacientes estão sem poder receber visita por causa do risco de infecção pelo novo coronavírus. Profissionais do Hospital de Base encontraram um jeitinho de aproximá-los da família

Redação Jornal de Brasília

23/04/2020 12h16

Um projeto criado pelo Instituto de Gestão de Saúde (Iges-DF) está ajudando pacientes da UTI do Hospital de Base a matarem a saudade da família. Os internados não recebem visitas desde o início dos casos de contaminação pelo novo coronavírus.

Pensando em uma forma de aproximá-los da família, os profissionais do Iges-DF criaram um canal para receber vídeos, fotos e mensagens. Um membro da equipe do hospital, então, mostra o conteúdo aos pacientes, para que eles revejam a família, mesmo que através da tela do celular.

“Entendemos que a presença da família colabora para melhora clínica dos pacientes e, nos dias de hoje, com a tecnologia que temos, nada justifica que os pacientes fiquem ser ter contato com os familiares”, disse a especialista em psicologia hospitalar do Iges-DF, Priscila Hamdam, uma das participantes do projeto.

Para colocar a ideia em prática, foi criada uma conta de e-mail e divulgada entre os familiares. “Agora, eles mandam vídeos e fotos diariamente. Algumas famílias enviam quatro vídeos por dia. Até parentes que não vinham ao hospital estão visitando os pacientes com essa nova alternativa”, detalhou Priscila.

Colaboradora mostra mensagem de familiar à paciente. Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

A paciente Glória Veiga da Silva, 68 anos, internada há 48 dias, misturou lágrimas e sorrisos enquanto assistia a um vídeo da família inteira cantando uma música para ela. “Para mim, como filha, essa atitude que os profissionais tiveram é de suma importância. Isso mostra que eles estão preocupados com saúde mental tanto do paciente, quanto dos familiares”, disse a filha de Glória, Edileusa Veiga.

O diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que administra o Hospital de Base, Sérgio Costa, enalteceu a iniciativa dos profissionais. Sérgio considera a comunicação entre paciente e familiares “um fator importante no tratamento, uma terapia que ajuda na recuperação física das pessoas e no equilíbrio emocional”.

Você pode ajudar!

Os celulares e tabletes usados na missão de aproximar os familiares dos pacientes são dos próprios profissionais de saúde. Por isso, o setor está recebendo doações de aparelhos, especialmente de tabletes que têm telas maiores. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo email: [email protected].

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado