Menu
Brasília

Organização que desviava combustível é alvo da PCDF nesta quarta (19)

Criminosos desviavam os combustíveis por meio de galões. Eles têm parentesco entre si

Willian Matos

19/06/2019 5h31

Foto: Divulgação/PCDF

Willian Matos
[email protected]

A Polícia Civil do Distrito Federal (PMDF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Diamonea, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em furto e receptação de gasolina e diesel. A corporação acredita que o grupo é um dos maiores da região neste tipo de delito. Ao todo, 22 mandados serão cumpridos, sendo 13 de prisão preventiva e nove de busca e apreensão.

O esquema era liderado por pessoas da mesma família, que atuavam no DF há pelo menos 10 anos. De acordo com as investigações da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), os criminosos eram motoristas dos caminhões-tanque e desviavam os combustíveis em galões. Por vezes, veículos de empresas terceirizadas que prestam serviço ao GDF eram abastecidos com os produtos desviados.

O coordenador da Corpatri, delegado André Leite, explicou o mecanismo criminoso. “Os chefes da quadrilha estruturada chegavam a ganhar até R$ 900 por dia, possuindo, inclusive, caixas de água de mil litros nas residências para armazenamento dos combustíveis subtraídos. Com o lucro, o dinheiro era novamente inserido na atividade, gerando um processo cíclico de criminalidade”, contou.


    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado