Menu
Brasília

Ônibus derrapa, tomba e deixa passageiros feridos no Lago Sul

Arquivo Geral

29/10/2018 17h41

Ônibus tomba no Lago Sul. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

João Paulo Mariano
[email protected]

Devido à chuva, um ônibus derrapou por cerca de dez metros e tombou no Lago Sul, entre a QI 15 e 17, por volta das 14h40 desta segunda-feira (29). No momento do acidente, havia cerca de 20 pessoas no coletivo. Quatro delas se feriram e precisaram ser encaminhadas para o Instituto Hospital de Base. Apesar de o ônibus ter parado no canteiro central, o acidente causa engarrafamento nos dois sentidos da via, uma vez que os carros passam mais devagar.

Ônibus tomba no Lago Sul. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

O ônibus fazia a linha 102, que sai da Rodoviária do Plano Piloto, passa no Lago Sul e vai até o Paranoá. Porém, quando estava passando pela QI 17, sentido Paranoá, o veículo derrapou. Segundo o motorista, Denilson Brito Vieira, 42, ele perdeu o controle da direção, subiu no canteiro, bateu em um poste de metal, que ficou destruído, e tombou antes de bater em algumas árvores. Ele assegura que trafegava devagar – e avalia que a situação só não foi pior por isso.

Ônibus tomba no Lago Sul. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

O sargento F. Sousa, responsável pela ocorrência, confirma o relato do motorista. “Pela distância que o ônibus percorreu, pelo que o motorista e os passageiros falaram, o veículo deveria estar a uns 50 km/h ou 60 km/h. E estava chovendo”, observa. A velocidade máxima da via é de 70 km/h.

O militar conta que, pouco após o acidente, um morador da QL 16 chegou ao local e disse que seu carro também derrapou ali e bateu em uma árvore bem próxima de onde o ônibus parou, há exatos dez dias.

Ônibus tomba no Lago Sul. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

“Um milagre”

O capitão Ronaldo Reis, do Corpo de Bombeiros, afirma que três dos quatro feridos foram transportados pela corporação para o IHB. Elas são: Jaqueline Rodrigues Coelho da Gama, 42 , que apresentava dores no pescoço; Maricelma Silva de Farias, 37, que reclamava de dores nas costas; e um adolescente de 16 anos que tinha uma fratura no dedo mindinho da mão esquerda.

Uma quarta vítima, a Katia de Lurdes Silva Duarte, 68, foi levada pelo Samu para o mesmo hospital.  Ela reclamava de dores no quadril e na perna esquerda. “Considerando a situação que o ônibus ficou, não ter ocorrido nada mais grave foi um milagre”, afirma o capitão Ronaldo.

O motorista foi levado para a 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, para o registro da ocorrência. A empresa Pioneira foi chamada para fazer a retirada do ônibus do local. Isso deve ocorrer até o fim da tarde.

Segundo empresa, ônibus estava com vistorias em dia

Por nota, a Viação Pioneira informou que o ônibus foi vistoriado no dia 05 de setembro, sendo que a próxima vistoria estava prevista para janeiro de 2019. Ainda afirma que, no momento do acidente, o veículo estava a 28 km/h, chovia muito e tinha óleo na pista. “O ônibus acabou escorregando e o carro tombou. Três passageiros tiveram escoriações e foram encaminhadas para o Hospital de Base. A empresa está acompanhando o caso e dando toda a assistência necessária”, complementa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado