Menu
Brasília

O que é o IGESDF?

Esse novo modelo é resultado de uma decisão de governo e esse governo atual tem a marca do dinamismo e da resolutividade

Aline Rocha

15/08/2019 15h21

Secretário de Saúde

Brasília/DF, 08/07/2019. Iges-DF. Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, durante entrevista coletiva a imprensa, no Hospital de Base. Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Por Francisco Araújo Filho

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) é um novo modelo de gestão. E, como um modelo inovador, está em fase de ampliação, sendo aperfeiçoado a cada dia.

O IGESDF é um modelo que pertence ao povo, é inclusivo, para todos, sem exceção.  Não tem dono. Portanto não pertence a pessoas, nem a grupos ou categorias.

Esse novo modelo é resultado de uma decisão de governo e esse governo atual tem a marca do dinamismo e da resolutividade. Sendo assim, quem compõe a equipe gestora goza da confiança desse governo e deve seguir as diretrizes traçadas previamente pela equipe que coordena a instituição, e, que tem como foco principal, atender bem à população.

Todos têm que estar comprometidos e alinhados com essas diretrizes, pois esse modelo de gestão só se sustenta com entregas e resultados palpáveis.

Nestes primeiros seis meses de atuação, o IGESDF já contratou mais de 2,4 mil profissionais de saúde, reformou e equipou as UPAs, criou um total de 67 novos leitos no Base, Santa Maria e UPAs, fez mais de 1,5 milhão de consultas e exames e bateu recorde de cirurgias por mês – 1050 em julho – somando 6.267 procedimentos já no primeiro semestre.

Número possível, graças à definição de programação de cirurgias eletivas nos sábados de modo rotineiro e aumento da oferta de horários cirúrgicos, além de definição do funcionamento com equipe de “giro de sala”, que permitiu reduzir o intervalo de tempo entre as cirurgias com a melhor organização das salas operatórias, das equipes, dos pacientes e dos insumos.

Mas, ressaltamos também, que a valorização dos profissionais de saúde, dando, principalmente, melhores condições de trabalho é fator sine qua non para que tenhamos alcançado esses resultados. Temos que avançar muito mais. Porém só conseguiremos isso se avançarmos um pouco todos os dias.

E, com orgulho, afirmamos que, na gerência de um dos maiores complexos hospitalares da América Latina, com mais de 1,2 mil leitos, temos feito tudo com transparência financeira que pode ser acompanhada no site do instituto (www.igesdf.org.br) onde são atualizadas mensalmente.

Por tudo isso, temos a certeza que nosso empenho diário em cumprir metas e alcançar resultados positivos, tem surtido efeitos e nos levará a um atendimento digno e humanizado à população.

O IGESDF e toda sua equipe trabalham para mostrar que o instituto é um Novo Modelo de Gestão de Saúde no Brasil.

 

*Francisco Araújo Filho é presidente do IGESDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado