Menu
Brasília

O empreendedorismo jovem que faz a diferença

Grupo de jovens que se conheceram em rede social marcam encontro para promover palestras, workshops, networking e incentivos ao empreendedorismo 

Redação Jornal de Brasília

29/11/2019 18h25

Reprodução/Instagram

Paula Beatriz
[email protected]

Na última sexta feira (22) no BSB Coworking da 516 da Asa Sul aconteceu o encontro do grupo Cristãos Criativos. A iniciativa tem como objetivo unir e conectar jovens do mundo todo para discutir e influenciar outros a usarem da criatividade para empreender. 

“Com o foco em networking, criamos um ambiente favorável para que aconteça conexões de forma natural”, diz Michael Anselmo, um dos idealizadores do movimento. 

Ver essa foto no Instagram

No dia 22 de novembro, aconteceu na Capital Federal o último encontro do ano. . Uma noite marcada por insights, conexões e novas possibilidades. . Tivemos a participação de pessoas incríveis! . Nas artes: . ✅ @juliepoiema pintando sobre a eternidade . ✅ @leofelixmusic tocando e levando vida aos corações . Nos talks: . ✅ @jmarquess falando sobre O Cristãos e a Moda . ✅ @marcospacco e @amandaribeiro.2007 falando sobre a Educação Criativa . Nos Workshops: . ✅ @fil.brasileiro e @annabea.triz do @brasileirofilms falando sobre a Criação do Audio Visual . ✅ @clarisseteresa falando sobre Design Gráfico . Nossos patrocinadores que fizeram isso acontecer: . @bsbcoworking @amkingdombusiness @maosdefonte Sem vocês isso não teria acontecido! . Queremos agradecer a todos que fizeram isso possível! Nossa equipe vocês são top de mais! A todas as igrejas, lideranças, amigos, irmãos e todos que tem acreditado nisso! AVANTE 2020 #alwayscreativo #graphicdesign #design #collage #collageart #crtv #crtvchurch #church #jesus #bible #creative #creativechurch #worshipandcreative #prochurchmedia #pcmchallenge #designgrafico #creation #graphic #worship #cristaoscriativos #graphicdesigner #brasilia #bsb

Uma publicação compartilhada por Cristãos Criativos (@cristaoscriativos) em

Com a taxa desemprego alta a alternativa para muitos jovens é fazer o próprio dinheiro através do empreendedorismo. Segundo a última pesquisa do IBGE, fechada em julho deste ano, o desemprego atingiu a taxa de 11,6%. O índice caiu comparado ao trimestre anterior que era 12,5%. O valor atual representa 12,6 milhões de pessoas desempregadas. 

O encontro juntou 102 jovens empreendedores e dispostos a empreender. Segundo Michael Anselmo a expectativa da equipe era juntar uma média de 45 pessoas e ele se surpreendeu com o resultado. Esse já é quarto encontro que os jovens marcaram. 

“Para nós, foi muito além do esperado! Pessoas se conectaram. Conhecimento e informações foram popularizadas. Técnicas foram ensinadas. Tudo isso aconteceu! … Tivemos um feedback positivo dos convidados e também dos participantes”, explicou. 

Criatividade e o empreendedorismo 

Marcos Paco e sua filha Amanda Ribeiro, destacaram a importância do empreendedorismo jovem e destacaram três pontos que os jovens precisam ter em mente na hora de empreender.

“Eu tenho três dicas para os jovens, a primeira é pesquisar. Se você tem um celular, use ele ao seu favor e pesquise!. Pesquise sobre empreendedores, se inspire neles. O empreendedorismo nada mais é do que inovar algo que já está feito, você não vai copiar, você vai inovar. A segunda coisa é que a simplicidade. É bem melhor você fazer um bolo bem feito e inovar a receita do que tentar construir um aplicativo do zero e sem experiência. A terceira coisa é que todos são criativos, o jovem precisa descobrir onde está a sua criatividade”, explicou o empreendedor. 

Um ponto de alerta que Paco ressaltou é a cultura brasiliense de não empreender e focar em concurso público. 

“Brasília têm a cultura do concurso público e por isso empreender aqui é um pouco mais difícil. Mas ainda temos muito a incentivar os jovens, principalmente porque aqui os jovens são muito criativos”, explica. 

Moda econômica e sustentável 

Juliana Marques é uma jovem advogada e se destacou em sua conta no instagram, a influencer foi convidada para falar como empreender na moda. Ela destacou pontos pertinentes e presentes na sociedade, como minimalismo e moda econômica e sustentável. 

Juliana Marques. Reprodução/Instagram

Para Jú, como gosta de ser chamada, a moda é um grande ramo de empreendedorismo. Ela explica que a moda deve ser um complemento na vida do ser humano e que a vestimenta deve representar a personalidade e qualidades de uma pessoa. “As pessoas precisam se amar primeiro para conseguirem se destacar na moda. Quando focamos em amar a moda dos outros esquecemos em criar a nossa própria moda”, disse. 

A influencer explica que o minimalismo, a moda econômica e sustentável andam lado a lado. “O minimalismo é entender o que você realmente precisa pra sobreviver e excluir os supérfluos. Quando falamos de moda econômica e sustentável falamos de entender que as roupas que nos deixam na moda devem ser atemporais para podermos e conseguirmos fazer várias composições com poucas peças e em muitas estações”, explicou. 

Levando para o lado do empreendedorismo a jovem explica que esse lado atemporal é o que tem se destacado no momento. 

Artes 

Outros destaques para o empreendedorismo estão nas artes, o ramo publicitário e a produção de conteúdo audiovisual estão fazendo a diferença no meio jovem. Felipe Ana Brasileiro, são a dupla que ofereceram um workshop de vídeo e Clarice Teresa ofereceu um workshop de design gráfico. 

Para Clarice o design gráfico está em alta porque o consumo das redes sociais estão aumentando. “Acho que com o aumento desse consumo o design pode fazer a diferença, o jovem tem buscado uma melhor imagem nas redes e muitos têm buscado trabalhar com isso, então o empreendedorismo com a arte acaba aumentando”, explicou.

A designer conta que hoje, muitos jovens querem aumentar a credibilidade a partir da imagem e saber construir essa imagem baseado na vida real é o ponto chave. 

Michael Anselmo e Samuel Sato. Reprodução/Instagram

O evento é uma iniciativa dois jovens brasilienses, Michael Anselmo e Samuel Sato, mas com o apoio de jovens do mundo todo os encontros se tornaram possíveis. Para mais informações sobre os encontros e sobre o movimento veja em:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado