Paula Beatriz
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Na última sexta feira (22) no BSB Coworking da 516 da Asa Sul aconteceu o encontro do grupo Cristãos Criativos. A iniciativa tem como objetivo unir e conectar jovens do mundo todo para discutir e influenciar outros a usarem da criatividade para empreender.
“Com o foco em networking, criamos um ambiente favorável para que aconteça conexões de forma natural”, diz Michael Anselmo, um dos idealizadores do movimento.
Com a taxa desemprego alta a alternativa para muitos jovens é fazer o próprio dinheiro através do empreendedorismo. Segundo a última pesquisa do IBGE, fechada em julho deste ano, o desemprego atingiu a taxa de 11,6%. O índice caiu comparado ao trimestre anterior que era 12,5%. O valor atual representa 12,6 milhões de pessoas desempregadas.
O encontro juntou 102 jovens empreendedores e dispostos a empreender. Segundo Michael Anselmo a expectativa da equipe era juntar uma média de 45 pessoas e ele se surpreendeu com o resultado. Esse já é quarto encontro que os jovens marcaram.
“Para nós, foi muito além do esperado! Pessoas se conectaram. Conhecimento e informações foram popularizadas. Técnicas foram ensinadas. Tudo isso aconteceu! … Tivemos um feedback positivo dos convidados e também dos participantes”, explicou.
Criatividade e o empreendedorismo
Marcos Paco e sua filha Amanda Ribeiro, destacaram a importância do empreendedorismo jovem e destacaram três pontos que os jovens precisam ter em mente na hora de empreender.
“Eu tenho três dicas para os jovens, a primeira é pesquisar. Se você tem um celular, use ele ao seu favor e pesquise!. Pesquise sobre empreendedores, se inspire neles. O empreendedorismo nada mais é do que inovar algo que já está feito, você não vai copiar, você vai inovar. A segunda coisa é que a simplicidade. É bem melhor você fazer um bolo bem feito e inovar a receita do que tentar construir um aplicativo do zero e sem experiência. A terceira coisa é que todos são criativos, o jovem precisa descobrir onde está a sua criatividade”, explicou o empreendedor.
Um ponto de alerta que Paco ressaltou é a cultura brasiliense de não empreender e focar em concurso público.
“Brasília têm a cultura do concurso público e por isso empreender aqui é um pouco mais difícil. Mas ainda temos muito a incentivar os jovens, principalmente porque aqui os jovens são muito criativos”, explica.
Moda econômica e sustentável
Juliana Marques é uma jovem advogada e se destacou em sua conta no instagram, a influencer foi convidada para falar como empreender na moda. Ela destacou pontos pertinentes e presentes na sociedade, como minimalismo e moda econômica e sustentável.
Para Jú, como gosta de ser chamada, a moda é um grande ramo de empreendedorismo. Ela explica que a moda deve ser um complemento na vida do ser humano e que a vestimenta deve representar a personalidade e qualidades de uma pessoa. “As pessoas precisam se amar primeiro para conseguirem se destacar na moda. Quando focamos em amar a moda dos outros esquecemos em criar a nossa própria moda”, disse.
A influencer explica que o minimalismo, a moda econômica e sustentável andam lado a lado. “O minimalismo é entender o que você realmente precisa pra sobreviver e excluir os supérfluos. Quando falamos de moda econômica e sustentável falamos de entender que as roupas que nos deixam na moda devem ser atemporais para podermos e conseguirmos fazer várias composições com poucas peças e em muitas estações”, explicou.
Levando para o lado do empreendedorismo a jovem explica que esse lado atemporal é o que tem se destacado no momento.
Artes
Outros destaques para o empreendedorismo estão nas artes, o ramo publicitário e a produção de conteúdo audiovisual estão fazendo a diferença no meio jovem. Felipe Ana Brasileiro, são a dupla que ofereceram um workshop de vídeo e Clarice Teresa ofereceu um workshop de design gráfico.
Para Clarice o design gráfico está em alta porque o consumo das redes sociais estão aumentando. “Acho que com o aumento desse consumo o design pode fazer a diferença, o jovem tem buscado uma melhor imagem nas redes e muitos têm buscado trabalhar com isso, então o empreendedorismo com a arte acaba aumentando”, explicou.
A designer conta que hoje, muitos jovens querem aumentar a credibilidade a partir da imagem e saber construir essa imagem baseado na vida real é o ponto chave.
O evento é uma iniciativa dois jovens brasilienses, Michael Anselmo e Samuel Sato, mas com o apoio de jovens do mundo todo os encontros se tornaram possíveis. Para mais informações sobre os encontros e sobre o movimento veja em: