Menu
Brasília

‘O capitão chegou’, comemoram eleitores em frente ao Congresso

Arquivo Geral

28/10/2018 23h45

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Rafaella Panceri
[email protected]

Quando a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) ao cargo de presidente da República foi confirmada, às 19h21 deste domingo (28), eleitores de todas as regiões do Distrito Federal se dirigiram ao Eixo Monumental.

A movimentação começou na altura do Memorial JK, com uma carreata, e tomou corpo na Catedral Metropolitana de Brasília, onde centenas de veículos se reuniram em um buzinaço. A partir dali, a pista foi fechada apenas para pedestres — estimados em até 15 mil, pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no pico do ato.

Bandeiras nacionais, vuvuzelas, rojões e camisetas alusivas ao presidente eleito se espalharam pela Alameda dos Estados e pelo gramado do Congresso Nacional, onde os gritos de guerra “o capitão chegou”, “mito, mito”, e “PT nunca mais” foram embalados por um trio elétrico, posicionado na lateral do Palácio do Itamaraty.

Manifestantes bradaram gritos de guerra ao redor do boneco inflável que satiriza a figura do ex-presidente Lula. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Um boneco inflável gigante, caricatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), puxou os gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Ele foi erguido em frente ao Congresso e se tornou o epicentro da manifestação — pacífica, até as 22h, sem registro de ocorrência policial, conforme a PMDF.

Noite histórica
Milhares de brasilienses trocaram o descanso no domingo à noite pela caminhada ao longo do Eixo Monumental. Para o servidor público Ricardo Silva, 50, é um momento histórico. “Viemos do Noroeste e acompanhamos a carreata. Vamos ficar aqui até amanhecer”, compartilha, e acrescenta que já esperava o resultado positivo no segundo turno. “Estamos precisando dessa mudança”, opina.

Hadija Itapá, 46, e Ricardo Silva, 50, servidores públicos, participaram da carreata e da manifestação. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

A servidora pública Hadija Itapá, 46, endossa: “Estávamos com muita esperança de que isso acontecesse. A gente espera que ele ajude a educação e na segurança. Como fez parte dos discursos dele, estamos confiando”.

A família de Maria das Graças Lima Rodrigues, 47, levou espumante para o canteiro central da Esplanada para comemorar a vitória do presidente eleito. “A ideia foi do marido”, conta, emocionada. Eles vieram do Riacho Fundo e não têm hora para voltar para casa.

Maria das Graças Lima Rodrigues, 47, comemorou o resultado com champanhe. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

“Estou explodindo de tanta felicidade. O governo do Bolsonaro vai colocar muito ‘rato’ na cadeia e mudar a saúde, a educação e a segurança”, opina a dona de casa.

A moradora de Ceilândia, Eduína Rodrigues Lopes, 53, também comemorou com a família. “Já contava 100% com esse resultado e o coração está a mil, muito feliz. O governo dele vai ser o melhor de todos. Vai mudar em tudo e será sem corrupção”, acredita a dona de casa.

Eduína Rodrigues Lopes, 53, e os filhos não têm hora para voltar para casa. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Saiba Mais
A PMDF não contabilizou o número de carros que passaram pelo Eixo Monumental no período. O número de pedestres (até 15 mil no pico do ato) posicionados em frente ao Congresso Nacional foi atualizado pela corporação às 21h20.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado