Menu
Brasília

Novo depoimento muda investigação de linchamento no Parque da Cidade

Arquivo Geral

01/06/2018 13h04

Foto: Matheus Oliveira/Jornal de Brasília/CEDOC

Matheus Venzi
[email protected]

Um novo depoimento de testemunha do linchamento de um adolescente de 16 anos, no Parque da Cidade,  mudou a linha de investigação da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). Na primeira versão, o menor teria roubado o celular de outra adolescente, também de 16.

No entanto, após a execução de sete mandados de busca e o depoimento de uma nova testemunha na manhã desta sexta-feira (1º), foi levantada a possibilidade de que o adolescente não tenha participado do crime e teria sido agredido por estar junto com os verdadeiros culpados.

O linchamento ocorreu no sábado (26) e teria o envolvimento de pelo menos 20 pessoas. O rapaz morreu ainda no local. O  vídeo mostra o momento do socorro.

Leia também: Festa no Parque em que jovem foi linchado era ilegal, diz governo
Adolescente morre linchado em festa no Parque da Cidade

De acordo com o delegado-adjunto da 1ª DP, João Ataliba, a versão da adolescente vítima de roubo era inconsistente. “Primeiro ela falou que foi roubada por duas pessoas e que o rapaz que morreu teria a segurado para o comparsa levar o celular. Depois, mudou a versão e disse que foi o próprio menino que levou o celular dela”, explica. Segundo o delegado, o adolescente não tinha antecedentes criminais e os familiares o definiam como “uma pessoa de bem e trabalhadora”.

Por causa das lacunas na investigação, a Polícia Civil decidiu ouvir novas testemunhas. “Começamos a ouvir pessoas que estavam com o adolescente que morreu e também com a jovem que foi roubada”, afirma Ataliba. Com isso, foi constatado que ambos os envolvidos (o rapaz e a garota) estudavam em uma mesma escola. Ela, inclusive, fazia dependência na mesma sala que o garoto.

“Como ele ia roubar o celular logo de uma colega de escola? Havia várias pessoas lá e ele poderia escolher qualquer outra vítima”, diz o delegado. Foi aí que o depoimento da nova testemunha apareceu para esclarecer esta dúvida. Segundo ela, na verdade, um colega do jovem foi quem roubou o celular da garota.

A testemunha afirmou que viu o adolescente e um colega passando por trás da menina. O colega teria subtraído o celular dela e fugido. Vitor ficou e acabou sendo segurado pela jovem e linchado por pessoas que estavam no local. “Nós constatamos que alguns colegas do menino tinham ido até aquela festa com a intenção de praticar furtos. Porém, não dá pra dizer se ele sabia disso ou não. Existe a possibilidade de ele também ter sido pego de surpresa com a atitude do colega”, esclarece Ataliba. O celular ainda não foi encontrado.

O colega que furtou a jovem já foi identificado. Como também é menor de idade, o caso foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente. Agora, a 1ª DP trabalha para identificar os agressores do adolescente. Quem tiver quaisquer informações sobre o linchamento, pode procurar os canais de denúncia da Polícia Civil do Distrito Federal: telefone 197, ligação é gratuita; o e-mail: [email protected] e o WhatsApp (61) 98626-1197.

Foto: Matheus Venzi/Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado