Menu
Brasília

Novas metas para os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria

Estudo, que estabelece as projeções do volume útil dos reservatórios ao fim de cada mês, serve como parâmetro para monitoramento da segurança hídrica

Aline Rocha

11/06/2019 13h44

Reservatório de Santa Maria

Foto: Willian Matos/Jornal de Brasília

Da Redação
[email protected]

Nesta terça-feira (11) a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou a Resolução nº 8 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A resolução estabelece as curvas de referência do nível dos reservatórios de Santa Maria e do Descoberto. De acordo com estudo da Adasa, as metas para o volume do reservatório de cada mês serve como parâmetro para o monitoramento e manutenção da segurança hídrica.

O reservatório do Descoberto está com capacidade máxima desde dezembro de 2018 e a meta é que, no fim de junho, o volume útil seja de 92%. No período crítico de estiagem, em agosto, a previsão é de que o volume seja de 69% e 64% em dezembro. Qualquer alteração que contrarie as expectativas implicará na adoção de medidas para a manutenção dos volumes estabelecidos pela Resolução.

Já o reservatório de Santa Maria , que está com 100% de capacidade desde maio deste ano, tem meta de chegar a 96% no fim de junho, 83% em agosto, 69% em outubro e novembro e 72% em dezembro.

Se confirmadas as expectativas, a Caesb, que atualmente capta 4,3m³/s do reservatório do Descoberto, poderá aumentar sua captação para 4,5 m³/s em setembro e outubro – se o volume útil for igual ou superior a 73%, em 31 de agosto – e em até 5,0m³/s quando houver transbordamento
Para a manutenção dos volumes projetados, as outorgas de direito de uso dos recursos hídricos a montante do reservatório do Descoberto só serão autorizadas para as finalidades de irrigação e piscicultura, em áreas já utilizadas para essas atividades, antes de 16 de setembro de 2016.

 

Com informações de Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado