Menu
Brasília

Noroeste: Terracap e indígenas se desentendem e fogo atinge região

A advogada conta que o fogo que atingiu a região não é proveniente de ação dos indígenas e surgiu de maneira surpreendente

Aline Rocha

20/09/2019 13h49

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Aline Rocha e Vítor Mendonça
[email protected]

Nesta sexta-feira (20), uma faixa da reserva indígena localizada no Noroeste está pegando fogo. A região passou por uma turbulência na manhã de hoje. A advogada dos indígenas que moram na região, Sania Pereira, conta que agentes da Terracap, em conjunto com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) chegaram para entrar na área.

“Isso tudo aqui é uma reserva indígena que existe antes da construção dessas quadras do noroeste, inclusive no próprio plano de manejo existia previsão de se realocar os índios dentro de uma situação de reserva, onde seriam destinado 50 hectares para esses indígenas”, explica a advogada. 

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Com a chegada das autoridades, os indígenas se manifestaram, solicitando para ver a ordem de serviço. A advogada chegou logo em seguida e, de acordo com ela, o representante da Terracap se recusou a mostrar o documento que autoriza o início dos trabalhos na região. “Nós temos um documento, assinado na semana passada, que relata que esse plano de trabalho não foi assinado”, afirma.

A advogada conta que o fogo que atingiu a região não é proveniente de ação dos indígenas. “Quando estávamos no meio da discussão, de uma forma surpreendente surgiram dois focos de incêndio. Todos os indígenas estavam do lado de fora da reserva ou expondo seus trabalhos na Torre de TV”, relata. O fogo está sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A PMDF reafirma que o incêndio não foi causado pelos indígenas.

Entretanto, um bombeiro que combatia o incêndio afirmou que uma família foi responsável por colocar fogo em pontos distintos da região. Ele afirma que viu uma criança colocando fogo e, assim que ela percebeu que viram o que ela estava fazendo, a menina saiu correndo.

De acordo com o CBMDF, o fogo já está controlado.

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado