Menu
Brasília

Moradores de rua são removidos em operação no Lago Sul

Arquivo Geral

16/10/2007 0h00

A operação realizada pela Administração Regional da cidade em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, treat o Serviço de Limpeza Urbano (SLU) e as Polícias Civil e Militar, retirou mais de 20 moradores de rua que habitavam ou trabalhavam nas calçadas e locais públicos do Lago Sul.

Mais de vinte funcionários e policiais participaram da operação, que se concentrou em treze pontos considerados críticos, como o Gilberto Salomão e a orla do Marina Sul.

No estacionamento do Gilberto Salomão, foram encontrados restos de comida, cobertores, garrafas de bebidas alcoólicas e outros objetos guardados dentro de quatro caixas de esgoto utilizadas pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) para escoar água da chuva. Os objetos pertenciam ao catador de latinhas André Luiz da Silva, 26 anos.

A polícia encontrou uma faca de madeira no local, supostamente utilizada para cometer assaltos, mas não identificou o dono.

Em algumas caixas de esgoto o mau cheiro presente revela que os moradores de rua utilizam o lugar para fazer suas necessidades fisiológicas.

Todas as pessoas abordadas na operação foram cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, e serão encaminhadas à Casas de Passagem do DF, onde ficarão hospedadas até a localização das famílias.

O diretor de serviços da administração do Lago Sul, Waldir Bitencourt Junior, garantiu que estas pessoas, principalmente os pedintes, possuem família no DF ou entorno. Segundo ele, o objetivo da operação é inibir a ação dos moradores de rua, flanelinhas e pedintes, que na maioria dos casos, pedem esmolas de dia e retornam à suas casas à noite.

Waldir disse que a operação será intensificada em novembro, podendo acontecer uma vez por semana, e a partir da próxima semana contará com um ônibus para o transporte das pessoas abordadas.

As pessoas que não possuírem documento de identificação serão encaminhadas à delegacia e terão a ficha criminal puxada para averiguação policial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado