Menu
Brasília

Mais de 1,4 mil inscritos faltaram ao vestibular da UnB

Arquivo Geral

03/06/2018 22h43

Jéssica Antunes

Jéssica Antunes e
Rafaella Panceri
[email protected]

O fim de semana de provas do vestibular de inverno da Universidade de Brasília (UnB) terminou ontem, com taxa de abstenção de 9,72% entre mais de 14 mil candidatos. No último sábado, 9,06% dos inscritos faltaram. Na próxima quarta-feira, às 19h, os gabaritos oficiais preliminares dos itens tipo A, B e C serão divulgados. A previsão do Cebraspe é de que a lista dos aprovados em primeira chamada saia no dia 10 de julho.

Na próxima quinta-feira e sexta-feira, os candidatos poderão apresentar recursos na página oficial do vestibular na internet. No dia 22, sai o resultado provisório dos itens tipo D e da prova de redação. A UnB oferece 2.105 vagas, distribuídas entre 98 graduações no segundo semestre de 2018.
Concorrência
No campus Darcy Ribeiro, o curso mais concorrido foi Medicina, com 179 candidatos por vaga, seguido pelo curso de Direito, com 30,53. Em terceiro lugar, vem o curso de Psicologia (27,56). Nos demais campi da UnB, os mais concorridos foram Fisioterapia (7,76), em Ceilândia, e Gestão Ambiental (1,30), em Planaltina. No campus Gama, a maior demanda foi para Engenharias (2,93).

No sábado, os candidatos fizeram 30 itens de língua estrangeira e 120 de português, literatura, geografia, história, artes, filosofia e sociologia, além da redação, cujo tema foi “A pressa nossa de cada dia: O tempo na contemporaneidade”. Ontem foi a vez das questões de biologia, física, química e matemática serem respondidas.

Nervosismo e preparação
Aluna do Centro Educacional 01 do Guará, Maria Clara de Souza, de 18 anos, deseja começar a graduação em biologia antes de concluir o Ensino Médio. “O tema da redação foi maravilhoso. A UnB já tinha trabalhado com isso antes. Eu estava preparada, mas pegou muita gente de surpresa e despreparada”, diz a garota, que se sentiu mais tranquila no segundo dia do vestibular.

No sábado, ela diz ter chorado por nervosismo. “Minha escola está em regime de semestralidade. Alguns conteúdos ficaram defasados porque ainda não tive aulas de algumas matérias, mas pelo menos anteciparam coisas que aprenderia no fim do ano”, pondera.

Para o estudante Marcelo Louzada, de 17 anos, o vestibular é enfrentado sem ansiedade. Aluno do Colégio Militar de Brasília, ele avalia que o primeiro dia de provas foi mais fácil. “Imprimi provas anteriores e estudei por elas. Senti que estavam mais difíceis nos anos anteriores”, afirma o estudante.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado