Menu
Brasília

Laboratório Central ganha cinco equipamentos de testagem

Com os novos aparelhos, será possível fazer cerca de mil exames de detecção do novo coronavírus por dia

Redação Jornal de Brasília

28/03/2020 19h45

Atualizada 29/03/2020 9h14

Foto: Dênio Simôes/Agência Brasília

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) receberá cinco novas máquinas de testagem para aumentar o quantitativo de exames de coronavírus realizados diariamente. Três dos cinco aparelhos vêm da Universidade de Brasília (UnB).

Com isso, somado ao esforço de servidores – que trabalham desde sexta-feira, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana -, será possível fazer cerca de mil testes diários. O Lacen já possuía três aparelhos.

Os aparelhos são equipamentos de amplificação do tipo PCR em tempo real. “Eles são os analisadores que identificarão a presença de material genético correspondente aos Covid-19, dando a informação se o paciente tem ou não a doença”, explica o diretor do Lacen, Jorge Chamom.

Para o secretário da Saúde, Francisco Araújo, a soma de esforços e a parceria com a UnB mostra que o momento exige atitudes urgentes e assertivas. “Agradeço a UnB pela sensibilidade e agilidade nessa cooperação”, afirma o secretário.

Pelos próximos 90 dias, o Lacen funcionará, também, à noite e nos finais de semana, para realização dos testes de coronavírus. O objetivo é otimizar as máquinas que fazem o diagnóstico molecular e, com isso, diminuir o tempo de liberação dos exames.

Para isso, contará com o Trabalho por Período Determinado (TPD) de cerca de 50 servidores, entre biólogos, farmacêutico-bioquímicos, técnicos de laboratório, patologia clínica, técnicos de políticas públicas e gestão governamental, além de motoristas.

“Atualmente, o tempo médio de liberação de resultado é de até cinco dias. Com o plantão noturno e durante os finais de semana, pretendemos diminuir esse prazo para três dias e, em casos graves, até 24 horas”, informa o diretor do Lacen, Jorge Chamon.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado