Menu
Brasília

Justiça autoriza GDF a reduzir ICMS de álcool em gel

Álcool gel, álcool 70%, luvas, máscaras, entre outros produtos, devem ficar mais baratos. Medida é válida até o fim do ano

Willian Matos

23/03/2020 7h46

MIAMI, FL – MARCH 17: A voter uses hand sanitizer after voting during the Florida presidential primary as the coronavirus pandemic continues on March 17, 2020 in Miami, Florida. People are heading to the polls to vote for their Republican and Democratic choice in their parties respective primaries during the COVID-19 outbreak. Joe Raedle/Getty Images/AFP

A Justiça Federal autorizou o Governo do Distrito Federal (GDF) a reduzir de 18% para 7% a alíquota do ICMS nas operações internas e de importação de produtos essenciais para o combate ao novo coronavírus.

A decisão, concedida pelo juiz federal de plantão Rafael Paulo Soares Pinto na noite de domingo (22), determina a redução/isenção do ICMS dos produtos: álcool em gel, insumos para fabricar álcool gel (exceto energia elétrica), embalagens utilizadas para armazenar o álcool, luvas médicas, máscaras, hipoclorito de sódio 5% e álcool 70%.

No mandado expedido, o GDF afirma que a decisão submetida ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) é legítima e tem respaldo na Constituição Federal. A próxima reunião do Confaz só será realizada em abril, prazo que, para o governo, é grande demais em um momento de calamidade pública.

O governo deixa claro que a proposta não visa incentivar uma guerra fiscal. A isenção só será válida até o dia 31 de dezembro de 2020, período de calamidade pública estipulado pelo Ministério da Saúde na semana passada.

Ainda justificando a redução/isenção, o GDF frisa que a situação atual do DF “é uma das mais graves e preocupantes do país”. “A demora em uma decisão administrativa ou mesmo um provimento judicial final poderia trazer danos irreparáveis não apenas ao DF, mas a toda a sociedade que se tem o dever de proteger”, afirma o mandado.

Números

Nesta segunda (23), o GDF contabiliza 134 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Oito delas estão internadas, e 126 se recuperam em isolamento domiciliar. Ninguém ainda se curou da doença. Não há óbitos registrados na capital federal.

Dos 3631 casos suspeitos, 2017 foram descartados. A rede pública de saúde realizou, até então, 4200 testes, e a particular, 4318. No momento, há 90 leitos disponíveis, somando as duas redes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado