Menu
Brasília

Instituto responsável por do Hospital da Criança entrega gestão ao GDF

Arquivo Geral

13/04/2018 20h28

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) decidiu deixar a gestão do Hospital da Criança de Brasília (HCB) e repassá-la ao GDF. O anúncio foi feito nesta sexta(13) e atende a uma decisão judicial emitida em dezembro que impede a prestação do serviço. O Icipe tentou recorrer da decisão com um pedido de suspensão da condenação, mas o pedido foi negado pela Justiça.

Na decisão o juiz titular da 7ª Vara da Fazenda Pública, Paulo Afonso Cavichioli, considerou que os requisitos necessários à qualificação do Icipe como organização social e à celebração do contrato de gestão não foram cumpridos.

Na tarde desta sexta-feira (13/4), o governador Rodrigo Rollemberg se reuniu com diretores do hospital e do Icipe para discutir a situação. Em nota o governador informou que ficou sabendo da situação e de imediato se reuniu com as autoridades necessárias para solucionar o caso.

Confira na íntegra:

“Hoje recebi um comunicado de que os atuais gestores do Hospital da Criança deixarão de gerenciá-lo em um mês em função de recentes decisões judiciais. Tão logo soube, convidei-os para uma reunião de trabalho para discutirmos, em conjunto, uma solução legal que evite a interrupção dos serviços de excelência prestados pelo Hospital da Criança. Depois da reunião, já procurei o Procurador-Geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Bessa, para relatar a enorme preocupação do Governo de Brasília com essa situação e buscar um entendimento, dentro dos limites legais, para que sejam superados todos os impasses.
Como recentemente disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, o Hospital da Criança é um modelo que deve ser adotado pelo mundo. É um exemplo para o mundo. A saída  da ICIPE representará uma verdadeira tragédia no momento em que estamos entregando uma nova ala com mais 202 novos leitos. Vamos lutar para evitar essa tragédia.”

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado