Menu
Brasília

IFB propõe audiovisual como ferramenta de reflexão sobre os efeitos da Covid-19 no Recanto das Emas

Professores pensaram em superar os desafios das aulas remotas e propor atividades de produção de vídeo que pudessem estimular os alunos a perceber seus sentimentos

Redação Jornal de Brasília

23/09/2020 12h25

Estudantes do 2º ano do Ensino Médio foram convidados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Recanto das Emas, por meio do Projeto de Audiovisual, para uma reflexão de como a pandemia do novo coronavírus afetou o cotidiano. Interdisciplinarmente, os professores pensaram em superar os desafios das aulas remotas e propor atividades de produção de vídeo que pudessem estimular os estudantes a perceber seus sentimentos, sejam bons ou ruins, e a expressar-se, visando, a partir daí, a possibilidade de lidar com eles. A ideia, então, foi de sugerir atividades práticas, por meio do uso do aparelho celular, já que espaços de convivência e o estúdio do campus ainda estão isolados.

A proposta envolve a construção de uma narrativa a partir dos sentimentos selecionados e são feitos desafios técnicos. Entre esses, por exemplo, o de trabalhar a composição dos espaços vazios – não podiam aparecer pessoas nas imagens – e a construção sonora seria elaborada apenas a partir de ruídos, sem falas ou música. “Nossa preocupação foi a de manter a relação com os alunos e também ensinar os elementos técnicos e narrativos presentes nas obras de audiovisual. Mesmo sem utilizar os equipamentos do campus, é possível fazer muita coisa interessante com o que se tem em casa, e as práticas com as ferramentas de audiovisual, mesmo a distância”, explicou a professora Camila Shinoda, uma das responsáveis pelo projeto.

O resultado é que alguns vídeos já foram gravados e compartilhados em perfis coletivos no Instagram sobre diferentes temas vivenciados durante o isolamento, considerando a relação entre o espaço, o tempo e as emoções. Então, sentimentos como ansiedade, angústia, tédio, esperança e saudade passaram a ser retratados por meio de câmeras digitais nos aparelhos celulares. A coordenação pedagógica do projeto tem tido o apoio da área de assistência estudantil do IFB. Uma psicóloga do setor tem acompanhado os vídeos produzidos pelos estudantes, e avalia de forma positiva.

Confira o resultado do trabalho dos estudantes em vídeos publicados nas redes sociais:

https://www.instagram.com/p/CFS6rCcFIhG/

https://www.instagram.com/p/CFTHwVYJzsl/

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado