Menu
Brasília

Hospital terá 173 novos leitos

Governador anunciou em coletiva de imprensa a construção de uma nova unidade em Ceilândia

Pedro Marra

11/05/2020 16h07

Atualizada 12/05/2020 6h19

O Hospital de Campanha do Mané Garrincha deve começar a receber pacientes diagnosticados com o novo coronavírus a partir do próximo dia 20. A informação doi anunciada ontem à tarde pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), em coletiva de imprensa na unidade de saúde do estádio, que tem prazos para receber equipamentos até junho.

Segundo o chefe do Executivo local, as obras do hospital demoraram em torno de 20 a 25 dias para ficarem prontas. “É uma área muito mais fácil de se fazer um hospital de campanha porque já tem toda a parte de ar condicionado e tubulação. Estamos fazendo um trabalho aqui para que tudo esteja em operação até a próxima semana, já recebendo todos os doentes e pessoas que precisarem. Hoje, temos 110 leitos de UTI disponíveis e em torno de 240 leitos de enfermaria. Então tudo está sendo feito sem nenhum tipo de pressa”, garantiu Ibaneis.

O governador acrescentou que, no Mané Garrincha, serão entregues 100 leitos no próximo dia 20 e em 30 de maio, serão mais 73. O fim da operação plena, incluindo as UTIs, está marcado para 10 de junho.

Ibaneis anunciou ainda a construção de um novo hospital público em Ceilândia. O local deve ficar próximo da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade. “Já para amanhã, e ainda nesta semana, vamos anunciar a construção de um novo hospital na Ceilândia, com 60 leitos. Esse hospital, inicialmente, vai para a covid-19 porque nós estamos tendo um alastramento dos casos nessas regiões. No futuro, ele vai ser transformado em um Hospital Materno Infantil, o que eu já havia prometido”, informa o governador.

Perguntado sobre o aumento no número de casos e mortes de covid-19 nas regiões administrativas distantes da área central de Brasília, o líder do Poder Executivo local declara que isso já era esperado. “Sabíamos que a doença iria, primeiro, chegar aqui no Plano Piloto, Lago Sul, e que depois iria se estender para as outras regiões administrativas. Temos um número muito grande de pessoas curadas, de pessoas que estão se restabelecendo de forma positiva, mas estamos tranquilos quanto a esse avanço. Todas as regiões estão sendo tratadas dentro do conjunto da saúde pública, e com a certeza de que teremos leitos para atender toda a população”, assegura.

O chefe do Palácio do Buriti comunicou que o GDF tem feito uma parceria com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc) e alugou o prédio do Centro de Convenções Internacional do Brasil (CICB). “Estão preparando para entregar para a gente em um prazo de 30 dias mais 404 leitos, sendo 40 de UTI, e mais 40 de semi UTI. Então, isso nos dá uma tranquilidade muito grande no que diz respeito à saúde no Distrito Federal. É essa responsabilidade que queremos passar para a população”, diz.

Fiscalização educativa

Em relação ao uso obrigatório de máscaras no DF, válido desde ontem, Ibaneis disse que será feito um trabalho em conjunto com órgãos de segurança. “Amanhã (hoje) vamos ter uma equipe do Corpo de Bombeiros (CBMDF) juntamente com o DF Legal e Polícia Militar (PMDF), não fazendo uma campanha punitiva, inicialmente, mas uma campanha educativa para que as pessoas utilizem a máscara antes da reabertura do comércio [no próximo dia 18]. Essa é a nossa intenção enquanto governo, deixar a punição para mais adiante. Está no decreto. Quem insistir em não utilizar, pode sim ser multado. Mas as campanhas nesse início são no sentido de educar a população do Distrito Federal. A multa não é a intenção, somente para aqueles que resistirem. Você chega para uma pessoa, faz a entrega de uma máscara e ela se recusa, ela vai ser multada. Muitas vezes a pessoa não teve condições ainda de adquirir essa máscara. No momento, a educação é o melhor caminho. É uma medida de orientação. O que pretendemos é que a pessoa aprenda a usar a máscara para que se proteja e proteja os outros”, orienta Ibaneis.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado