Menu
Brasília

Hospital Regional do Gama passa por reformas

As reformas de emergência estão sendo realizadas de maneira acelerada em vários espaços do HRG, mantendo os serviços oferecidos em sua normalidade

Aline Rocha

01/10/2019 12h23

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Da Redação
[email protected]

Para melhorar o atendimento dos usuários da rede pública de saúde, o Hospital Regional do Gama (HRG) está passando por manutenções na estrutura física. As reformas prediais de emergência estão sendo realizadas de maneira acelerada em vários espaços da unidade, mantendo os serviços oferecidos à população em sua normalidade.

A previsão da administração do hospital é entregar as principais melhorias no HRG ainda em outubro, como troca de telhas e substituição da manda de impermeabilização nos pontos mais críticos do hospital (Pronto-socorro, Unidade de Terapia Intensiva [UTI] e Centro Cirúrgico).

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde do Distrito Federal

“Com as revitalizações, damos dignidade no atendimento e condição de trabalho aos nossos servidores. O telhado, por exemplo, é fundamental, porque quando começavam as chuvas tínhamos de fechar serviços por conta das infiltrações. A manutenção é essencial para evitar incidentes nesta época”, afirmou a diretora administrativa da Região de Saúde Sul, Verbena Lúcia Melo.

Serão construídas, também, as revitalizações nas duas enfermarias, na Radiologia, nos corredores centrais e no laboratório da unidade. Esses locais foram beneficiados com pinturas, manutenção dos banheiros e trocas de piso, forro do teto e das partes hidráulica e elétrica, tudo feito nos horários de menor fluxo de pacientes. Alguns pontos estavam, há pelo menos dez anos, sem qualquer mudança.

Segundo Verbena, também foi feita a limpeza das calhas e de seis quilômetros de rede de esgoto do hospital, com jato de água de alta pressão, chamado de hidrojateamento. As medidas foram adotadas para evitar transbordamentos no período de chuvas.

“Há 20 anos que não faziam hidrojateamento de esgoto aqui. Tomamos o cuidado de trocar a tubulação para suportar a pressão da água e, com isso, dobrar a capacidade de escoamento”, contou a diretora.

Manutenções

Também em outubro, a expectativa é finalizar a revitalização do Centro de Esterilização de Materiais (CME) e iniciar as intervenções no Pronto-socorro do HRG. Neste último, as melhorias incluem colocar forro no teto, instalar ar-condicionado e ampliar a sala de banho para os pacientes. “Nesta sala são cerca 100 pessoas usando por dia. A preocupação é ampliar para que seja possível fazer a higiene pessoal da melhor forma possível”, diz a diretora.

As manutenções prediais de emergência continuarão até dezembro, quando o contrato emergencial será concluído na rede pública. O valor total das revitalizações no HRG é de aproximadamente R$ 3,5 milhões, com possibilidade de aumentar a quantia, após a Secretaria de Saúde aprovar um aditivo que prevê mais intervenções em outras áreas da unidade.

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde do Distrito Federal

“Com o aditivo, podemos chegar a R$ 5 milhões para cobrir a revitalização no Pronto-socorro infantil e na clínica pediátrica”, informa Verbena Lúcia Melo.

Para 2020, em um novo contrato que será firmado com a Secretaria de Saúde, estão previstas, ainda no Hospital Regional do Gama, reformas na caixa d’água e no espaço que oferece o serviço de diálise.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado