fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Hospital de Santa Maria precisa de leite materno e potes para armazenamento

Unidade pede que mães cadastrem-se para doar o leite pelo telefone 160, já os vidros podem ser entregues diretamente no Hospital Regional de Santa Maria 

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Da Redação
[email protected]

Com urgência, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) precisa da ajuda das mães que estejam amamentando para reabastecer os estoques de leite, que são fundamentais para salvar a vida de bebês internados na UTI.  A unidade pede, ainda, a contribuição da população para arrecadar potes de vidro que possam ser usados para armazenar o alimento. 

A nutricionista e chefe do Banco de Leite do HRSM, Sara Ansani, explica que, nesta época do ano, as doações de leite materno caem bastante em razão do período de férias, em que muitas famílias viajam. 

“Para doar, é simples. As mães devem entrar em contato com o banco de leite mais próximo ou pelo telefone 160 e fazer o cadastro. Depois, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) visita a residência da doadora para deixar o kit de doação (frascos, máscara e touca). A doadora faz a coleta em casa e uma vez por semana os bombeiros passam recolhendo o leite”, explica a nutricionista Sara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra opção para se cadastrar como doadora é acessar o site Amamenta Brasília (http://amamentabrasilia.saude.df.gov.br/), ligando no telefone 160, opção 4, ou através do telefone do Banco de Leite de Santa Maria:  61 2017-1500, ramal 5529.  

A cada mês, o Banco de Leite de Santa Maria recolhe, em média, de 90 litros de leite, beneficiando de 600 a 700 crianças. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para coletar o leite, lave as mãos e os braços até o cotovelo com sabão e água em abundância, prenda os cabelos com uma touca ou um lenço, cubra nariz e boca com uma máscara ou fralda e despreze as primeiras gotas do líquido.

Para armazenar o leite, utilizar um frasco de vidro com tampa de plástico, como os de café solúvel, devidamente lavados e fervidos. Recomenda-se não encher todo o recipiente. Deixar um espaço de dois dedos vazio, para que, quando o leite congelar, não transborde ou estrague o pote. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após ser coletado, o leite deve ser guardado imediatamente no freezer ou no congelador. Não colocar o leite perto de produtos que exalem cheiros fortes. Em casa, o leite pode ficar estocado por no máximo 10 dias. Os recipientes usados para guardar o leite precisam ser esterilizados. Para fazer a higienização em casa, é preciso ferver o vidro por 15 minutos (contar o tempo a partir do início da fervura) e deixar sobre um pano limpo até secar.

A entrega pode ser feita no hall de entrada do hospital ou no Banco de Leite do Hospital Regional de Santa Maria.  Os vidros usados para armazenar leite têm que ser de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou de café solúvel. Os rótulos do vidro, tanto externos quanto internos, devem ser retirados. O vidro deve ser bem lavado com sabão e bastante água, posteriormente fervido por 15 minutos.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
>

Após o procedimento, o recipiente deve ser colocado para secar livremente sobre um pano limpo. Por fim, quando o vidro estiver totalmente seco, deve ser fechado sem que os dedos toquem a parte interna. 

Confira neste link o endereço dos bancos e postos de leite humano do DF e mais informações sobre como fazer as doações. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade