Menu
Brasília

Hospital de Base conta com tecnologia de ponta em mesas cirúrgicas

No mês de abril, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), adquiriu mesas cirúrgicas de última geração

Lindauro Gomes

16/05/2019 18h29

Atualizada 17/05/2019 7h20

Redação
[email protected]

Visando melhorar o atendimento dos pacientes do Hospital de Base (HB), o Iges-DF investiu R$ 135 mil em três mesas com estrutura tubular em aço inoxidável e tampos em fenolite, material que garante resistência e rádio transparência, ou seja, possibilita a realização de exames de imagem sem interferência do móvel.

A chefe da Engenharia Clínica do Iges-DF, Lívia Oliveira, explica que as mesas foram adquiridas com o objetivo de suprir a demanda do Centro Cirúrgico (CC), permitindo substituição de mesas antigas. “Com essa aquisição, passamos a contar com reserva técnica de mesas para substituição imediata, quando necessário. Além disso, como o Iges-DF está reestruturando o CC, futuramente utilizaremos essas novas mesas cirúrgicas na ampliação da oferta de salas para cirurgia”, destaca.


Segundo Lívia, as modernas mesas possibilitam melhores condições de trabalho aos funcionários e maior segurança aos pacientes. “Para funcionarem de forma adequada e atenderem a finalidade para a qual foram adquiridas, as equipes, principalmente de enfermagem, foram treinadas por uma semana para que todos tivessem conhecimento na hora da utilização das mesas”, afirma.


O técnico em enfermagem e instrumentador cirúrgico, Rafael Augusto Santos da Silva, ressalta que o equipamento é multiuso, permite melhor limpeza e manuseio mais fácil, já que cada roda é independente. “As mesas têm uma estrutura robusta e aguentam até 400kg. Para quem trabalha diariamente nas cirurgias, os equipamentos trazem muita praticidade e confiança. Percebemos que os médicos não precisam fazer movimentos muito extremos, pois a própria mesa pode ser posicionada da maneira mais adequada e possibilita atuação mais precisa”, explica.

Para o presidente do Iges-DF é de suma importância investir em novas tecnologias que auxiliam o trabalho da equipe e oferecem mais conforto e segurança para os pacientes. “O Base é um hospital de referência e nossas equipes médicas trabalham capacitando novos profissionais de saúde em todos os procedimentos. Criar melhores condições é um trabalho constante e um compromisso permanente da nossa gestão”, ressalta.

Com informações do Iges-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado