Menu
Brasília

Homem é condenado a 39 anos por feminicídio

O crime foi aconteceu em setembro de 2018. O autor está preso e não poderá recorrer em liberdade

Redação Jornal de Brasília

03/02/2020 18h41

Na última quinta-feira (30) o homem que matou ex-mulher grávida com facão foi condenado a 39 anos e 8 meses de reclusão. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou Josias Sacramento Santos pelo feminicídio quadruplamente qualificado de Simone de Sousa Lima e pelo crime de aborto sem o consentimento da gestante.

Os jurados aceitaram as qualificadoras apresentadas pela Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Santa Maria: feminicídio, motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O crime, ocorrido em setembro de 2018, teria sido motivado por ciúmes.

O promotor de Justiça Jorge Manzur considerou a condenação um passo importante no combate ao feminicídio. “Os jurados de Santa Maria demonstraram mais uma vez que compreendem a gravidade dos crimes praticados em contexto da violência doméstica e que não aceitarão atos de covardia como os praticados contra Simone”, afirmou.

O feminicídio ocorreu na manhã do dia 3 de setembro de 2018, na QR 517, conjunto C, de Santa Maria. Simone se dirigiu até a casa de Josias, onde foi surpreendida e levou sete golpes de faca. Após o crime, o condenado fugiu para Salvador, Bahia.

O casal conviveu maritalmente por quatro anos e, apesar de estarem separados na época do crime, ainda mantinham contato. Eles tiveram um filho dessa união e no dia do feminicídio Simone estava grávida do seu segundo. “Assumiu, assim, com consciência, as repercussões nefastas de uma criança de apenas quatro anos crescer com a consciência de que a mãe, pessoa que venerava, teve a vida violentamente abreviada pelo seu próprio pai e companheiro da vítima”, destacou em sua sentença o juiz da Primeira Vara Criminal e Tribunal do Júri de Santa Maria.

Com informações do MPDFT. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado